Prefeito Arthur Henrique faz relatório detalhado da gestão na abertura do Ano Legislativo 2024 na Câmara Municipal de Boa Vista

Foram destaque na mensagem do executivo algumas das prioridades da gestão para este ano de 2024, com foco na entrega de obras importantes e ações estruturantes para a cidade

Prefeito Arthur Henrique faz relatório detalhado da gestão na abertura do Ano Legislativo 2024 na Câmara Municipal de Boa Vista
Prefeito Arthur Henrique – Foto: Divulgação/PMBV

O prefeito Arthur Henrique (MDB) participou nesta terça-feira (20), da sessão solene de abertura do Ano Legislativo 2024 da Câmara Municipal de Boa Vista. Na oportunidade, ele destacou as principais ações da gestão nos últimos três anos. Falou ainda das prioridades para os próximos meses e reforçou a importância da parceria com os vereadores, responsáveis pela aprovação de projetos essenciais para o desenvolvimento da capital.

Na mensagem do Executivo, Arthur falou da reestruturação da cidade após o período de pandemia. Além disso, destacou os desafios enfrentados com os impactos da imigração e da recente crise humanitária Yanomami. Citou ainda os avanços na saúde, educação, economia, agricultura, bem como na infraestrutura.

Além disso, o prefeito citou algumas das prioridades da gestão para este ano de 2024. Mas focou na entrega de obras importantes e ações estruturantes para a cidade. Para se ter uma ideia, desde 2021 foram 57 obras entregues. E, atualmente, 31 estão em andamento.

“Vamos inaugurar nos próximos dias o Centro de Telemedicina Municipal, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II e mais duas unidades básicas de saúde nos bairros Airton Rocha e Equatorial. Entregaremos outras três UBSs nos bairros Pedra Pintada, Vila Jardim e PA Nova Amazônia. Além de um anexo da UBS do Buritis”, ressaltou Arthur Henrique.

Diálogo fundamental

O prefeito destacou também a importância de uma relação harmônica entre os poderes, que, conforme ele, deve envolver muito diálogo em prol de um bem comum: o bem-estar e qualidade de vida da população boa-vistense.

“É através dessa parceria entre prefeitura e legislativo que podemos atender às necessidades da população. Estamos cientes dos anseios da nossa sociedade e, por isso, contamos com a colaboração dos vereadores para seguirmos em frente, transformando a cidade para melhor. Sabemos que ainda há muito o que ser feito e melhorado, mas é inegável o quanto avançamos”, afirmou.         

Confira as principais ações destacadas na mensagem do prefeito:

Saúde

Boa Vista saiu de uma situação de emergência no início de 2023 para quase 100% de cobertura na Atenção Primária. A Prefeitura construiu 3 UBSs nos bairros São Pedro, Paraviana, assim como no São Vicente. E, do mesmo modo, reformou outras 2 UBSs nos bairros 31 de Março e Jardim Floresta.

Além disso, contratou 153 médicos; ampliou de 60 para 141 o número de equipes de Estratégia Saúde da Família; de 9 para 50 equipes de saúde bocal. E este ano implantou o Consultório na Rua e Castra Móvel. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ganhou uma sede e teve 75% da frota de ambulâncias renovada.

O Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) também contou com investimentos, incluindo a contratação de novos profissionais. Recebeu ainda novas vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e reestruturação da unidade de Trauma, dobrando a capacidade de leitos. Além disso, o município convocou recentemente 241 agentes comunitários de saúde e endemias, garantindo atendimento mais eficaz, humanizado, preventivo e amplo em toda a cidade.

Educação

 A Prefeitura investiu em programas inovadores, na robótica e em equipamentos tecnológicos. Unidades de ensino passaram também por melhorias na infraestrutura e novos profissionais assinaram contrato. O município abriu novas frentes de atuação, fortalecendo assim a educação inclusiva com a criação do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista para alunos.

Desse modo, ampliou-se o Atendimento Educacional Especializado (AEE), atendendo, inclusive, duas escolas indígenas. Outro marco foi a implantação do projeto Bem-Te-Vi, que oferece atendimento oftalmológico e óculos sem custos para os pais dos alunos.

O prefeito falou ainda de investimento em novas creches, reestruturação de escolas, matrículas on-line, formação e contratação de novos profissionais de educação permitiu a ampliação significativamente a oferta de vagas. Só nas creches, número de vagas saltou de 2.515 em 2021 para 3 mil novas vagas este ano, dobrando assim a capacidade de atendimento pré-escolar, num total de 5.515 vagas em creches.

A novidade mais recente foi a expansão da modalidade de ensino da rede, passando a ofertar o 6º ano, cuja pretensão seguirá até o 9º ano. Isso tudo com transporte escolar garantido e merenda de qualidade, diferenciais das escolas de Boa Vista.         

Infraestrutura

Atualmente, são 31 obras em andamento e 57 obras entregues desde 2021. Na área urbana, por exemplo, novos 23 pontos críticos de alagamento receberam drenagem, trazendo soluções definitivas para problemas históricos de acesso em 29 pontos da cidade. Foram asfaltados e recapeados centenas de trechos, além da implantação de iluminação de led em mais de 90% da cidade, sendo que o objetivo este ano é que Boa Vista seja 100% contemplada.

Agricultura

Desde 2021, foram investidos mais de R$ 30 milhões na agricultura familiar, beneficiando produtores das áreas rural e indígena. Conforme o prefeito, foram entregues diversas obras de infraestrutura, novas estradas, pontes e algumas vicinais receberam asfalto pela primeira vez, fortalecendo o turismo e facilitando o escoamento de produtos da agricultura familiar. Esta, por sua vez, teve importantes conquistas como a tecnologia, equipamentos de ponta, tanques, insumos e assistência técnica garantidos pelo poder público aos produtores, sem falar da maior feira de agricultura familiar – a AGRO BV. 

Segurança

Foi investido de forma expressiva na Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito, com equipamentos de ponta, viaturas, capacitação, fardamento, armas, munições e itens de proteção.

A população também está mais segura com o monitoramento por câmeras em diversos pontos estratégicos de toda a capital. A cidade também recebeu novos redutores de velocidade e placas de sinalização. Campanhas e ações para redução de índices de violência, principalmente no trânsito têm sido reforçadas. 

Social

Em 2023 o ‘Família que Acolhe (FQA)’ completou 10 anos de existência, assistindo a mais de 31 mil gestações e sendo referência, com parceiros já consolidados em esfera internacional, em políticas públicas voltadas à primeira infância. São mais de 12 mil pessoas atendidas em nossos projetos e programas sociais e 1.500 famílias atendidas nas áreas rural e indígena.

Boa Vista já está adiantada no processo do programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, para garantir que 999 unidades habitacionais sejam construídas, em diversos espaços urbanos. Com o novo Plano Diretor, a capital terá mais mobilidade, favorecendo o crescimento ordenado da cidade, sempre com uma perspectiva sustentável.

Servidores

Em três anos de gestão, foram empossados 2.738 novos profissionais em diversas áreas, especialmente na saúde, educação e no social.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x