Política

Privacidade e conforto: projeto de lei propõe espaços de amamentação em instituições públicas e privadas

Um Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara dos Deputados prevê a criação de espaços exclusivos para amamentação, extração, armazenamento e conservação adequada do leite materno em prédios públicos ou instituições privadas.

A proposta é de autoria da deputada federal Helena Lima (MDB-RR). Conforme a parlamentar, apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente prever que instituições e empregadores ofereçam condições propícias ao aleitamento, falta uma legislação mais clara e específica.

“É essencial que o ambiente de trabalho dessas mães lactantes promova acolhimento. É preciso que se tenha privacidade, segurança e higiene. A proteção e o bem-estar da mãe e do bebê precisam ser um compromisso de toda a sociedade”, reforçou Helena.

De acordo com o PL, qualquer prédio público ou instituição privada com número igual ou superior a 30 lactantes, estudantes ou trabalhadoras, ou que tenham mais de 100 funcionários nos quadros, deve ser disponibilizado local específico para amamentação.

O texto prevê ainda que serão garantidos dois descansos especiais durante o horário de trabalho, de 30 minutos cada, para extração de leite ou amamentação. E eles não poderão gerar acréscimos na jornada de trabalho.

Empresas que tenham um número menor de empregados mencionados no projeto, mas tenham uma mulher lactante, devem oferecer um espaço, ainda que não seja permanente. Se não, a trabalhadora então terá redução de 60 minutos de jornada de trabalho até que a criança complete um ano de idade.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno é um alimento completo. “É rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias. Além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade”.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

21 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

1 hora ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

1 hora ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

3 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago