Política

Procurador-geral da República defere andamento de cassação de Jalser Renier

O procurador-geral da República, Augusto Aras, deferiu o processo para andamento da cassação do deputado estadual de Roraima Jalser Renier (SD). O parlamentar é apontado como mandante do sequestro do Jornalista Romano dos Anjos.

Com as investigações e a prisão do parlamentar, o Partido Social Liberal (PSL) pediu à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR) a cassação de Jalser. No entanto, o desembargador da Vara Criminal do Tribunal de Justiça Mozarildo Cavalcanti decidiu suspender, a pedido do deputado, o depoimento que ele deveria prestar na Subcomissão de Ética Parlamentar.

Dessa forma, o processo ficou travado. Agora, com o parecer emitido nessa quarta-feira (26), o processo de cassação será retomado. Aras justificou, ainda, que o deputado está em seu último ano de mandato e isso reforça “perigo da demora na medida” para cassação do deputado.

Processo de cassação de Jalser

Conforme o segundo pedido, com a possibilidade de parecer favorável para o retorno de Renier à presidência, os atuais membros da mesa diretora da ALE-RR iniciaram o processo de cassação do deputado “de forma irrazoável e desproporcional”.

“Em outras palavras, mesmo que o requerente obtenha êxito na demanda, a atuação de perseguição política, levada a efeito mediante desarrazoável processo de quebra de decoro parlamentar, Jalser Renier Padilha está em vias de perder seu mandato parlamentar e, resultado disso, será o impedimento de assumir o cargo de Presidente”, disse à época.

Além disso, a defesa disse que o processo de decoro parlamentar estava sendo feito sem observar os princípios constitucionais, pois Jalser não teve o direito a ampla defesa.

O sequestro

O sequestro do jornalista Romano dos Anjos ocorreu no dia 26 de outubro do ano passado. Bandidos o retiraram de casa, o torturam. E, em seguida, o deixaram em uma área na região o Bom Intento, na zona Rural de Boa Vista.

Romano estava com pés e mãos amarrados com fita adesiva, mas conseguiu se soltar. Como resultado, ele passou toda a noite próximo a uma árvore no Bom Intento. Os criminosos queimaram o carro do jornalista.

Em depoimento à Polícia Civil, o jornalista disse que os criminosos citaram o nome do governador Antonio Denarium (sem partido) e do senador Mecias de Jesus (Republicanos). Logo depois, os dois políticos negaram.

Denarium pediu à Polícia Federal que assumisse a investigação do sequestro, mas a Superintendência afirmou que não havia elemento que federalizasse o caso.

Detalhes

Romano relatou que havia saído para comprar sushi na noite do dia 26 de outubro com a esposa, Nattacha Vasconcelos. Ele não percebeu se estava sendo seguido ao ir ao estabelecimento no bairro Pricumã.

Ao chegar em casa, no bairro Aeroporto, fechou o portão, travou o carro, mas não fechou com a chave a porta da residência, pois os cachorros estavam soltos.

Quando jantava com a esposa, ouviu o latido, saiu para ver o que era, mas ao abrir a porta se deparou com três criminosos armados, sendo que um fazia segurança.

Os sequestradores colocaram o casal no quarto e os bandidos pediram dinheiro e perguntaram onde ficava o cofre. Romano foi algemado e teve boca e olhos vedados com fita.

Em seguida, o levantaram por meio de “técnica típica” que os policiais usam para conduzir presos.

Na sala da residência, pediram a chave do carro. O jornalista indicou onde estava e pediu que deixassem a carteira com documentos.

Os criminosos mandaram que ele calasse a boca, usaram novamente fita, desta vez do queixo até a parte de trás da cabeça, o colocaram na parte de trás do veículo e deixaram o imóvel.

Fonte: Da Redação

Fabrício Araújo

View Comments

Recent Posts

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

4 minutos ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

45 minutos ago

Justiça revoga prisão de Joner Chagas

Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…

54 minutos ago

Conferência municipal debate futuro do campo e políticas públicas de desenvolvimento rural

Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos

1 hora ago

Prefeitura abre período de matrículas para creches de Boa Vista

Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online

2 horas ago

TSE mantém inelegibilidade de Telmário Mota até 2030, por distribuir prêmios e brindes em ano pré-eleitoral

Ações ocorreram em todos os municípios do estado, sob o pretexto de “prestação de contas…

3 horas ago