Professores aprovados em concurso público pedem que governo estadual convoque profissionais do cadastro reserva

Conforme os profissionais, governo estadual renovou o contrato de 904 professores temporários que fazem parte do PSS ao invés de convocar os candidatos que estão no cadastro de reserva

Professores aprovados em concurso público pedem que governo estadual convoque profissionais do cadastro reserva
De acordo com o chefe da comissão, são mais de 1.000 famílias esperando pela convocação. Foto: Comissão do Cadastro Reserva/ SEED RR

Professores aprovados no concurso público da Secretaria Estadual de Educação (SEED) vão entregar na segunda-feira (17) ao Ministério Público de Roraima (MPRR) um ofício para que o Governo estadual convoque os profissionais do cadastro reserva do certame, realizado em outubro de 2021.

De acordo com a comissão, o governo teria renovado recentemente, o contrato de 904 professores temporários, que fazem parte do Processo Seletivo Simplificado. Ao invés de convocar os candidatos do cadastro reserva. Mesmo com a posse dos novos concursados, segundo eles, ainda restarão vagas nas escolas.

Conforme o professor de Geografia e chefe da comissão, Felipe Malcher, a primeira conquista será quando o Ministério, ao receber o ofício, tome medidas cabíveis. Ele informou ainda que são mais de 1.000 famílias esperando pela convocação.

“Acredito que a nossa luta tem validade, porque existe um cadastro de reserva desse concurso, que foi homologado no Diário Oficial, e mesmo assim, o governador optou em prorrogar, com Termo Aditivo, aqueles profissionais temporários, e não fazer uma nova chamada dos professores que estão no quadro de reserva”, afirmou Malcher.

O professor também esclareceu que há mais reivindicações da categoria:

“Em segundo lugar, queremos também o número real de vacância no estado. Nós queremos saber da Secretaria de Educação quem são os professores que estão afastados, quem está estudando ou de atestado médico. A gente sabe que o número de vagas apresentado no edital do concurso é muito inferior à necessidade real”, destacou.

Governo e caso dos professores

O governo estadual no entanto nega e diz que a SEED não possui os quantitativos exatos ou as áreas correspondentes dos novos professores efetivos para exercício do cargo. E que a gestão deve ‘aditivar’ os contratos dos professores temporários, a fim de garantir que os estudantes não fiquem prejudicados pela falta de docentes.

Disse ainda que existe um número significativo de docentes com pedidos de afastamento para estudos, o que não significa que os cargos efetivos deles estejam vagos para que se convoque novos professores efetivos.

“Neste caso, há a necessidade de convocação de professores temporários para substituí-los durante seu período de afastamento para estudo, garantido por lei.”

Por fim, disse que somente após a posse, contratação e lotação dos novos professores aprovados no concurso público para as vagas imediatas, vai identificar as necessidades existentes na rede de educação e convocar os candidatos aprovados na lista de cadastro reserva do concurso ou interromper os contratos temporários.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x