Roraima tem, até agora, apenas uma mulher pré-candidata ao cargo de governadora do Estado nas eleições de 2022.
A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB) está na lista das mulheres no Brasil que já anunciaram suas pré-candidaturas a governos estaduais e disputarão as eleições em outubro deste ano.
De acordo com levantamento do jornal a Folha de São Paulo, o Brasil tem uma mulher a cada sete pré-candidatos. Atualmente, há pouco mais de 160 nomes cotados para concorrer a esses cargos no País. As mulheres representam aproximadamente 13% das candidaturas até o momento.
Teresa concluiu seu 5º mandato como prefeita de Boa Vista em 2020, com índice histórico de 93% de aprovação popular. Ela foi ainda a única mulher eleita em 2012 e reeleita em 2017 para governar uma capital brasileira, quando teve 79,39% dos votos válidos.
Em seguida, em novembro de 2020, também reelegeu seu sucessor, Arthur Henrique (MDB) com 85%, a maior votação do País.
Teresa lançou sua pré-candidatura ao Governo de Roraima no dia 15 de fevereiro, em formato on-line. Na solenidade, o MDB anunciou o deputado Federal Edio Lopes (PL) como pré-candidato a vice-governador. Ele é presidente do Partido Liberal (PL) em Roraima.
Caso eleita, Teresa pretende implantar no Estado o mesmo modelo de trabalho que a destacou à frente da gestão municipal.
Conforme sua assessoria, Teresa pretende estender aos 15 municípios de Roraima, o resultado de seu trabalho focado em pilares como: saúde, educação, segurança, recuperação de estradas e a atração de investimentos, tanto no agronegócio como no turismo.
Em todos os seus mandatos, importantes transformações foram realizadas em Boa Vista. No último, por exemplo, a capital alcançou índices relevantes como:
Cidade que mais investiu em geração pública de energia solar do Brasil;
A partir do curso de Liderança em Primeira Infância feito em Harvard, Teresa implantou ações baseadas na importância científica, social e econômica de se investir no desenvolvimento infantil.
Essa política pública integral e intersetorial, com atendimento diferenciado desde a gestação até que a criança complete 6 anos, fez de Boa Vista referência como a Capital da 1ª Infância no País, com reconhecimento de instituições como Fundação Bernard Van Leer, Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Primeiros Anos, Alana, Alfa e Beto, Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentre outros.
O programa Criança Feliz, do Governo Federal, por exemplo, foi criado com base nas metodologias aplicadas em Boa Vista.
Com base nesse trabalho, Teresa lançou o livro de sua autoria “A primeira infância é para sempre”, onde sistematiza e compartilha o conhecimento construído na experiência exitosa da Prefeitura de Boa Vista, que já está servindo de modelo a outros gestores por todo o Brasil.
Fonte: Da Redação
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…
Evento é aberto ao público e ocorre no estacionamento da praça Fábio Marques Paracat, às…