Colegiado do TSE - Foto: Reprodução
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia, nesta terça-feira (13), o julgamento do recurso de cassação do governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas). Sete ministros participarão da análise.
O governador foi cassado três vezes pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR). A Corte Superior vai julgar o recurso do último processo, movido pela coligação Roraima Muito Melhor, que acusou Denarium de abuso de poder econômico eleitoral durante o pleito de 2022.
O colegiado é composto pelos ministros Cármen Lúcia (presidente); Kassio Nunes Marques (vice-presidente); André Mendonça; Raul Araújo Filho (corregedor-geral); Isabel Gallotti (relatora da ação); Floriano de Azevedo Marques Neto; e, por fim, André Tavares.
Saiba quem são os magistrados:
Atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha é uma jurista, professora e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ela também já chegou a ser presidente da Corte Suprema, assim como do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Também conhecido como Nunes Marques, o vice-presidente do TSE já foi advogado, juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) e, além disso, desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
Nunes Marques foi indicado ao cargo de ministro do STF em 2020 pelo então presidente Jair Bolsonaro e tomou posse na Corte Suprema em novembro daquele ano.
André Luiz de Almeida Mendonça é um jurista, atual ministro do TSE e do STF. Ele também já foi advogado da União e ministro da Justiça e Segurança Pública durante o governo de Jair Bolsonaro.
O magistrado foi empossado no cargo de ministro do STF em 2021, também indicado do então presidente Bolsonaro. Ele passou a integrar o TSE em junho de 2024, sucedendo o ministro Alexandre de Moraes.
Jurista, Raul Araújo Filho é ministro do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Além disso, ocupa a função de corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Foi advogado, promotor de Justiça, bem como procurador do Estado do Ceará e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará. Em 2010, ingressou no STJ.
Relatora do processo das três cassações do governador de Roraima no TSE, Isabel Gallotti é ministra do TSE e do STJ. Ela já atuou como advogada e desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A magistrada é filha, neta e bisneta de ex-ministros do STF, respectivamente, Octavio Pires e Albuquerque Gallotti, Luís d’Assunção Gallotti e Antônio Pires e Albuquerque. Além disso, é esposa do Tribunal de Contas da União, Walton Alencar Rodrigues.
Floriano de Azevedo Marques Neto é um jurista, advogado e professor. Atualmente, é ministro do TSE e docente da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
O magistrado foi nomeado para o cargo de ministro da Corte Superior em maio de 2023 e, assim, tomou posse em maio daquele ano.
André Ramos Tavares é um jurista, advogado e professor titular de direito econômico e economia política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Em 2022, foi indicado pelo STF para o cargo de ministro substituto do TSE após renúncia do ministro Carlos Velloso Filho. Em seguida, foi nomeado como ministro efetivo da Corte Superior e tomou posse em maio de 2023.
Fonte: Da Redação
Gestão de Métodos de Acesso e Recuperação de conta é uma das novas funcionalidades para…
Apesar da alta dos juros, em dezembro de 2023, o Conselho Monetário Nacional determinou um…
Escolha foi feita em reunião do comitê gestor do Programa Selo Verde Brasil
Genomas foram extraídos de esqueletos encontrados no abrigo rochoso de Takarkori, no sudoeste da Líbia
Atenção aos preços, qualidade dos produtos e outras medidas importantes vão garantir boas relações de…
Vítima estava trabalhando na instalação de equipamentos de luzes para uma festa que ocorreria neste…