Sede da Prefeitura de Rorainópolis - Foto: Divulgação
Servidores da Prefeitura de Rorainópolis, no interior de Roraima, voltaram a denunciar nesta terça-feira (29) o atraso de salários.
Conforme um servidor comissionado que não quis ser identificado, a situação ocorre há cerca de cinco meses.
“Há cinco meses vem acontecendo isso. Não temos mais uma data exata. Sempre recebia dia cinco, mas agora não temos uma data definida para receber. Já cheguei a receber dia 20, dia 21. Agora já é dia 29 e o pagamento nunca saiu”, explicou.
Ainda de acordo com o homem, o atraso prejudica também na rotina de compromissos financeiros dos profissionais. Além disso, ao procurar a Prefeitura para esclarecimentos os servidores são avisados que serão pagos, contudo até o momento, o pagamento não ocorreu. “Nós temos compromissos financeiros, e todo o dia cinco era pra sair. Não conseguimos arcar com as responsabilidades devido ao irresponsável que é o nosso prefeito. E aí, eu tenho certeza que dinheiro pra fazer outras coisas tem”, disse.
A reportagem procurou a Prefeitura de Rorainópolis para posicionamento e aguarda retorno.
Em maio o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) emitiu recomendação ao prefeito de Rorainópolis para que ele regularizasse o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais. O prazo era de 15 dias.
Servidores realizaram diversas denúncias de que não recebeciam os salários de forma assídua e regular desde o ano passado. Conforme relatos e apuração realizada pela Promotoria de Justiça, os atrasos eram constantes e alguns servidores chegaram a ficar três meses sem receber os vencimentos.
Além disso, a falta de pagamento atinge principalmente os servidores que são comissionados e seletivados. Eles correspondem a cerca de metade do funcionalismo público municipal de Rorainópolis.
Do mesmo modo, em Julho, uma ação popular pediu na Justiça de Roraima o bloqueio de contas e valores da Prefeitura de Rorainópolis para garantir o pagamento de salários atrasados de servidores municipais.
Então, no mesmo mês, o MPRR, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura de Rorainópolis para que os pagamentos de salários de todos os servidores públicos municipais fossem regularizados.
Fonte: Da Redação
Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami
Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…
Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…
Ex-prefeito está internado no HGR desde a quinta-feira, 4. Ele foi preso pela PF por…
Encontro tem como foco a agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos
Processo inicia na segunda-feira, 8, e será totalmente online