Plenário do Senado Federal - Foto: Agência Brasil
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), informou nesta quarta-feira, 29, em Brasília, que determinou a instalação da CPI do Crime Organizado para a próxima terça-feira, 4, de novembro. Ela irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado com foco na atuação de milícias e facções.
“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, disse Alcolumbre, por meio de nota.
Conforme o presidente do Senado, a determinação da instalação da CPI aconteceu após entendimentos com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Ele é um dos autores do requerimento para a criação da comissão.
O colegiado irá compor 11 senadores titulares e sete suplentes que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação e a expansão. Assim como e o funcionamento de facções e milícias no país.
Caberá aos senadores investigar o modus operandi (modo de operar) das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região “bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor.”
Fonte: Agência Brasil
Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente
Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…
Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais
Criança contou para a psicóloga do abrigo que o idoso teria tocado em sua parte…
Suspeitou relatou à PM que apenas se defendeu da mulher da qual, segundo ele, está…
Suspeito fugiu do local após desferir diversos golpes de faca