O senador Telmário Mota (PROS) perdeu a ação contra os jornalistas Bruno Perez e Iury Carvalho, da TV Imperial. Ele acusou os profissionais de veicular informação falsa. A decisão contra o processo do senador é da juíza Rafaelly da Silva Lampert do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
No entanto, nas redes sociais, o parlamentar publicou a vitória na decisão. Ele informou que a Justiça julgou a ação como procedente, ou seja, a seu favor.
Em junho de 2021, os jornalistas divulgaram que a Polícia Federal (PF) investigava o senador. Dois meses depois, a PF afirmou que não tinha mais provas para corroborar com a narrativa da linha de investigação. No entanto, a juíza entendeu que à época da notícia, o senador era, de fato, considerado suspeito.
“A Justiça Estadual de Roraima julgou procedente a Ação de Direito de Resposta do Senador Telmário Mota contra a TV Imperial, devido às falsas acusações dos jornalistas Bruno Perez e Iury Carvalho, no programa Mete Bronca, no qual acusaram o parlamentar de envolvimento com o suposto caso de desvio de verbas da Sesau para o combate à Covid-19, em junho de 2021”, publicou.
Logo, a magistrada avalia que a notícia não era falsa. Isto porque à época da publicação da matéria o senador era alvo de investigações.
“A simples conclusão de que “o resultado da investigação não encontrou qualquer indício de prática de ilícitos em desfavor do autor” não ilide a veracidade de que o autor foi investigado. A matéria não se reportou ao autor como culpado, acusado, réu ou condenado como resultado de ação penal, mas, tão somente, como investigado”, justificou.
Dessa forma, a juíza julgou a ação como improcedente e condenou o Telmário ao pagamento das custas, despesas processuais e honorários advocatícios. O Roraima em Tempo procurou a defesa do senador e aguarda retorno.
O jornalista Iury Carvalho adiantou à reportagem que a TV Imperial pretende processar o parlamentar pela divulgação de notícia falsa. Além disso, disse estar surpreso com o tratamento de Telmário à imprensa e ao judiciário.
“As perseguições à liberdade legal de expressão já foram evidenciadas várias vezes pela sociedade quando ele, sem credibilidade nenhuma, se pronuncia. Além da audaciosa divulgação de fake news de uma decisão judicial. Não é a primeira e nem a última que um político atenta contra a imprensa e jornalistas, mas a diferença é que temos a confiança da população, a mesma que ele perdeu há muito tempo”, avaliou.
Em junho de 2021, a TV Imperial revelou detalhes do inquérito em que Telmário era alvo de investigações. Os documentos do Ministério Público Federal (MPF) apontaram o possível envolvimento do senador na compra de aparelhos de ar-condicionado para o Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Souza Pinto, em Rorainópolis.
Ele era suspeito de indicar operador para direcionar os contratos. As investigações do inquérito não encontraram elementos para comprovar a participação dele, mas não descartou a realização de novas diligências para apurar o caso.
As investigações chegaram ao fim em agosto do ano passado, dois meses após a veiculação da matéria.
Fonte: Da Redação
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido
Federação dos Bancos alerta que golpistas aproveitam período para criar lojas falsas em redes sociais…