Política

Servidores do Estado anunciam paralisação para cobrar reajuste salarial defasado

Servidores do Estado anunciaram paralização das atividades na próxima, terça-feira,17. A manifestação é decorrente da falta do reajuste anual salarial dos trabalhadores que, segundo eles, não ocorre desde 2019.

A concentração da paralisação será na frente do Palácio Senador Hélio Campos, onde os servidores levantam a pauta principal da manifestação que é a Revisão Geral Anual (RGA), prevista pela Constituição Federal.

A Revisão deve acontecer anualmente para recompor o poder de compra dos servidores públicos, que então, estabelece o mês de maio como data-base.

Outra reinvindicação dos servidores são as progressões verticais e horizontais. Essas progressões funcionam como um bônus de reconhecimento e valorização profissional, onde estimula o crescimento profissional através da especialização na sua área de atuação.

Insatisfação dos Servidores

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira, já houve o pagamento dos reajustes salariais do Poder Legislativo. Entretanto, o salário dos servidores do Executivo segue defasado. Contudo, o Estado justifica o não pagamento baseado nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Nós queremos a Revisão Geral Anual com os mesmos critérios que foi dado agora para os poderes. Então, já que aos poderes tiveram a Revisão Geral Anual com o retroativo em janeiro, por que nós do Poder Executivo não podemos ter o mesmo direito? Então, nós estamos cobrando aí, juntamente com os demais sindicatos, a Revisão Geral Anual na mesma data, com o mesmo índice”, disse o presidente.

Contudo, o Estado justifica o não pagamento baseado nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Dessa forma, sem a precisão concreta para os reajustes, o presidente do sindicato apelou a uma audiência pública para que pressionassem o andamento da pauta. Esforço que não obteve resposta.

Nós tivemos uma cobrança no mês de março ao governador da Revisão Geral Anual, que ele encaminhasse o projeto de lei para a Assembleia Legislativa para que os servidores tenham a sua Revisão Geral Anual. Isso não aconteceu. Nós cobramos através de uma audiência pública que tivemos aí no dia 15 de maio, certo? E o governador, até agora, não deu resposta alguma. Nós estamos buscando o direito de todos os servidores, garantido pela Constituição. Até porque nosso poder de compra está achatado pela inflação.” explicou Francisco.

Sem respostas do Governo

Conforme a reunião entre o Sintraima e outros sindicatos de servidores do Estado, mesmo ciente de uma iminente paralisação que pode prejudicar vários setores de Roraima, o Governo segue sem providências.

“Foi decidido que caso não ocorresse a Revisão Geral Anual, nós teremos uma paralisação. A paralisação já foi informada ao senhor governador no dia 2 de junho, que nós vamos paralisar dia 17 em frente ao Palácio Senador Helio Campos, cobrando do senhor governador a Revisão Geral Anual. Queremos que seja cumprido a lei” explicou o presidente.

Citada

O Roraima em Tempo procurou o Governo de Roraima para posicionamento sobre a paralização e aguarda resposta.

Fonte: Da Redação

Gabriel Mello

Recent Posts

Passe Livre Estudantil é aprovado pela Câmara de Vereadores de Boa Vista

Com a aprovação, o Passe Livre Estudantil poderá valer a partir de 1º de fevereiro…

3 minutos ago

Câmara Municipal de Boa Vista aprova seletivo da Educação com 3,4 mil vagas

Projeto de Lei, de autoria do prefeito Arthur Henrique, foi votado em caráter de urgência…

31 minutos ago

Boa Vista celebra avanço na educação com mais de 70 % de alunos alfabetizados em 2025

Conquista é celebrada com homenageia aos professores da rede municipal

43 minutos ago

Moradores de 35 bairros recebem 205 títulos definitivos

Regularização fundiária avança e ultrapassa a marca de 2 mil títulos entregues desde 2021

1 hora ago

Com ajuda do Canil, membro do PCC é preso e adolescente apreendido com drogas, celulares, balanças e dinheiro no Cidade Satélite

Acusado confessou ser membro do PCC, entregou o adolescente e indicou o depósito onde escondem…

2 horas ago

PF confirma fuga de Ramagem pela Guiana e Moraes pede extradição do deputado

Parlamentar, condenado no julgamento da trama golpista, está em Miami desde setembro após usar como…

3 horas ago