Cerca de 12 entidades sindicais do Estado enviaram nesta terça-feira (9) um ofício conjunto ao governador Antonio Denarium (PP) para cobrar reajuste salarial.
Conforme o documento, no dia 4 de abril deste ano, foram discutidos e aprovados pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) Projetos de Lei (PLs) que concedem aos servidores do Judiciário, do Legislativo, assim como de alguns órgãos fiscalizadores e de controle um reajuste salarial de 5,79%.
Dessa forma, somente os servidores do Governo do Estado não receberam reposição salarial com base nos fundamentos constitucionais.
“Solicitamos, com base nos fundamentos constitucionais e legais […] bem como na decisão plenária do Supremo Tribunal Federal proferida os autos do Recurso Extraordinário (RE) 565089 (com repercussão geral), o envio à Assembleia Legislativa de projeto de lei da revisão geral anual dos servidores vinculados ao poder executivo no importe de 5,79% (cinco inteiros e setenta e nove por cento)”, diz o documento.
No texto, os sindicatos anexaram tabela que exemplifica o Índice Oficial de Inflação e os reajustes que o Governo concedeu nos últimos anos.
Como demonstrado na planilha, o Governo do Estado passou seis anos sem realizar reposição salarial. Apenas em 2022, Antonio Denarium (PP) concedeu aos servidores um reajuste de 11%. À época, o percentual recebeu críticas, pois as perdas salariais chegavam a 36%.
O Roraima em Tempo entrou em contato com o Governo do Estado para posicionamento e aguarda retorno.
Fonte: Da Redação