Política

Simone Denarium não poderá ser conselheira do TCE-RR por ser sócia-administradora de empresa de empréstimo

O governador de Roraima Antônio Denarium (PP) e a esposa Simone Denarium já sabiam que para assumir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) era necessário cumprir alguns requisitos básicos. Mas mesmo assim, Denarium ignorou tudo e todos e tentou emplacar a mulher promovendo um racha no seu próprio Governo. Simone é sócia-administradora de uma empresa acusada de agiotagem já denunciada.

Mesmo sabendo do impedimento, marido e mulher lutam para manter a candidatura ao cargo vitalício que pode pagar até R$ 62 mil por mês. Acontece que, a pedido do outro candidato, o deputado Jorge Everton (União Brasil), o Ministério Público de Roraima (MPRR) se manifestou e a sabatina dos candidatos foi suspensa. Agora, a Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) vai analisar tudo e emitir um parecer.

Além da manifestação do Ministério Público, já existem quatro pedidos de impugnação contra a candidatura de Simone Denarium. E, do mesmo modo, um pedido de anulação na Justiça Estadual.

MPRR soberano

Na verdade, Denarium ainda acha que o MPRR o serve como já aconteceu nos anos anteriores. Pelo contrário, o órgão mudou a postura após a troca do procurador-geral. Isso mostra que a candidatura da primeira-dama poderá ser derrubada até mesmo antes da sabatina.

Não é questão de imoralidade ou não. A candidatura da sócia do governador é irregular e vedada dentro das regras para ser nomeada ao cargo. Logicamente que, caso os deputados façam vista grossa perante os acontecimentos e denúncias, o caso poderá parar na Justiça.

Outro agravante

Enquanto sócia-administradora do marido, Simone Denarium assumiu cargos de secretária no Governo de Roraima. O que também é irregular, de acordo com o Regimento Jurídico dos Servidores.

Ou seja, a primeira-dama e secretária de Estado ocupou a cadeira sendo sócia do marido governador em empresas privadas. Isso quer dizer que ela terá que devolver todo salário recebido pelo Governo de Roraima durante esse tempo.

Tudo em casa

A Denarium Fomento Mercantil LTDA, empresa do casal e acusada de agiotagem, já responde na Justiça de Roraima por conceder os valores mediante garantias como casas, bem como terrenos e até fazendas.

A ação cita cinco dos cerca de 200 processos de cobranças que a empresa então realizou e com a assinatura de documentos “de gaveta” que estipulam as garantias caso não haja o pagamento da dívida.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

14 minutos ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

3 horas ago

Conheça novas regras para produção e venda de canabidiol no Brasil

Direção colegiada da Anvisa aprovou novas regras que ampliam o acesso de quem precisa à…

4 horas ago

Entenda por que o risco do vírus Nipah é baixo e não ameaça o Brasil

Com dois casos confirmados na Índia e sem registro de circulação do vírus fora do…

5 horas ago

Rodrigo Cataratas é condenado a 16 anos de prisão por liderar grupo criminoso na Terra Yanomami

Ministério Público Federal denunciou o empresário em 2022

6 horas ago

Final da 3ª Copa Macuxi de Futebol será neste domingo, 1º

Evento esportivo será na comunidade Darôra, com entrega de troféus e medalhas

7 horas ago