Política

Sindicatos ligados à saúde cobram do Governo pagamento da 3ª parcela do PCCR

Sindicatos ligados à área da saúde cobram do Governo de Roraima o pagamento da 3ª parcela do Plano de Cargos, Salário e Remunerações (PCRR) para profissionais de nível superior.

As instituições procuraram a reportagem na manhã desta sexta-feira (16) para relatar a situação. Conforme Maceli Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sintras), a aprovação do PCCR ocorreu em 2020. Desse modo, ficou determinado em lei que o Governo pagaria os servidores em três parcelas. Uma em 2022, outra em 2023, e a última em 2024.

No entanto, o pagamento de janeiro caiu na conta, mas com os mesmos valores do ano passado, conforme mostrou o contracheque.

“A gente já implementou documento. Cobramos do governador reunião falando do problema e que não tinha sido pago. Porque até então, quando saiu o pagamento no dia 25, a gente não sabia o que a gente tinha recebido. Porque o contracheque não estava disponível e demorou mais de uma semana para ficar disponível. Quando ficou disponível, a gente percebeu que os valores eram os mesmos de 2023″, explicou, Maceli.

Em documento enviado ao governador Antonio Denarium (Progressistas) no dia 26 de janeiro, os sindicatos ressaltaram que o pagamento do PCCR faz parte de um acordo anterior para que os profissionais desistissem de uma greve.

“Ou seja, ele não pagou, não cumpriu os acordos que a gente tinha feito. Inclusive, no início de 2023 a gente teve também um problema parecido. Só que na verdade era correção inflacionária que ele não tinha aplicado na parcela. Então a a gente esteve lá com o governador, fizemos um acordo com ele para ele pagar a correção, ele fez a correção e começou pagar quase na metade do ano”.

Solicitações dos Sindicatos

Maceli contou que desde o ano passado os sindicatos vêm reiterando documentos, solicitando que o Estado faça as adequações na tabela de 2024. Isso porque houve uma correção inflacionária no meio do ano de 2023.

Os documentos foram enviados para a Secretaria de Administração (Segad), Casa Civil e para a Secretaria de Saúde (Sesau)

Maceli contou ainda que os profissionais da saúde já contavam com esse pagamento em janeiro. “E aí agora em 2024, a terceira parcela sequer foi paga. Ou seja, a gente continua com a tabela do ano passado. O nosso salário já está defasado e a gente contava com esse reajuste em 2024 que já está tudo aprovado, tudo na lei”, finalizou.

O que diz o Governo

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que está em andamento a análise do impacto financeiro quanto ao pagamento da terceira parcela do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos profissionais de nível superior da saúde estadual.

A pasta ressaltou que “tão logo essa etapa seja concluída, a Sesau apresentará ao Governo o valor para que seja feito o pagamento”.

Por Rosi Martins

Rosi Martins

Recent Posts

Acidentes de trânsito: Roraima tem 9 registros apenas nesta sexta-feira (5)

Entre os acidentes de trânsito há capotamentos, colisões e atropelamentos

5 horas ago

Corpo de mulher é encontrado no loteamento Caburaí, zona Oeste da capital

Junto ao corpo, policiais encontraram munição de arma de fogo

8 horas ago

Caminhão financiado de forma fraudulenta é localizado; polícia investiga suspeita de estelionato

O caminhão foi financiado utilizando dados de proprietária de uma concessionária

8 horas ago

Obras do primeiro artista Yanomami são expostas no Museu de Artes de São Paulo

Exposição retrata experiências xamânicas da cosmologia Yanomami

10 horas ago

Famílias podem embarcar no Expresso Natalino a partir deste domingo, 7

Programação segue até o dia 14 de dezembro, contemplando locais com a bela iluminação de…

11 horas ago

Mãe de adolescente morta a tiros em Rorainópolis critica liberdade concedida ao réu e pede celeridade para julgamento do caso

Acrízio Silva Leite está solto desde agosto, com medidas cautelares, após decisão que revogou sua…

11 horas ago