Sob a vaia do público e gritos de protesto, o vereador Genilson Costa (Republicanos) foi mais uma vez eleito presidente da Câmara Municipal de Boa Vista. A votação aconteceu nesta quarta-feira, 1º.
Apoiado pelo governador Antonio Denarium (Progressistas), senador Mecias de Jesus (Republicanos) e presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), Costa foi reconduzido ao comando da Mesa Diretora do Legislativo Municipal para o biênio 2025-2026 com 14 votos.
Genilson terá como vice o vereador Júlio Medeiros (MDB). Veja a composição da Mesa Diretora:
Costa derrotou a chapa encabeçada por Aline Rezende (Progressistas), que recebeu nove votos. Ela agradeceu o apoio do prefeito Arthur Henrique à sua candidatura e comentou sobre o atual momento da Casa, presidida por Genilson desde janeiro de 2021.
“É uma confiança muito grande à minha pessoa, sabendo da minha índole também, do meu compromisso com a minha eleição, no meu compromisso com o meu mandato também e com as pessoas que votaram em mim e que esperavam isso. A gente está passando por um momento muito crítico na Câmara, que está sendo vitrine e a gente tentou, apresentando uma segunda chapa, dar a oportunidade mudar essa realidade que a gente vive hoje”, disse.
Genilson teve sua carreira política marcada por polêmicas, que se intensificaram nas últimas eleições. Ele foi alvo de investigações da Polícia Federal na Operação Martellus, que apura um esquema de compra de votos apoiado pelo tráfico.
O parlamentar também chegou a ser preso três vezes, sendo uma delas no dia das eleições, 6 de outubro. Na casa dele foram encontrados cerca de R$ 26 mil em espécie, armas e munições, além de ouro ilegal.
O vereador também já foi denunciado pelo Ministério Público por suposto envolvimento com tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Antes da eleição da mesa diretora, a nova composição da Câmara Municipal de Boa Vista tomou posse. O evento foi conduzido pelo vereador mais velho, Manoel Neves (Republicanos), de 60 anos, tendo Tuti Lopes (Podemos) como secretária ad hoc. O vereadores fizeram o juramento representados por Carol Dantas (PSD).
Confira a lista dos 23 parlamentares eleitos em 2024 (ordem alfabética):
O vereador Bruno Perez (MDB) teve cerca de um ano e meio de mandato, já que assumiu a vaga deixada por Idázio da Perfil em 2022. Ele falou sobre sua experiência como vereador nesse período e, agora reeleito, contou o que espera para os próximos quatro anos.
“Eu terei quatro anos agora para continuar nas ruas, com o Gabinete na Rua, e a confiança de ter sido reeleito pelas pessoas que acreditaram em mim. Mostrei que vereador tem que estar na rua e não no gabinete, não se escondendo das pessoas, encarando os problemas, levando a solução junto com o prefeito Arthur Henrique. Essa nossa parceria, essa nossa força de trabalho mostrou lá na frente que vale a pena, que compensa, que as pessoas acreditam que possa ser possível sim. Então é seguir nas ruas, continuando o trabalho de ouvir as pessoas e entregar resultados”, disse.
Eleita para o seu primeiro mandato, a vereadora Carol Dantas (PSD) detalhou sua expectativa para os próximos quatro anos e sobre um de seus projetos de destaque na campanha.
“Uma das minhas propostas que ficou muito marcada foi a da creche noturna. Com certeza vai ser o meu primeiro passo, que é o que eu trabalhei na campanha e que foi bem aceito. As expectativas são de muito trabalho. É o que eu já faço para a minha vida, que vou dar continuidade, só que agora de uma forma pública”, disse.
Fonte: Da Redação
São 67.301 vagas para o 1º semestre e 44.867 vagas para o segundo
Gestores de estados e municípios devem acessar o InvestSUS e o Sismob para regularizar o…
Chuvas de meteoros, superlua e eclipses poderão ser vistos a olho nu
Na denúncia, a empresa afirma que já tentou negociação amigável e até mesmo o parcelamento…
Expectativa é reduzir número de declarações em malha fina
Tema da iniciativa este ano é 'O que fazer pela saúde mental agora e sempre?'