STJ nega recurso e mantém Jalser Renier inelegível

Ex-deputado teve o mandado cassado por quebra de decoro parlamentar. Jalser é réu, sob acusação de mandar sequestrar o jornalista Romano dos Anjos

STJ nega recurso e mantém Jalser Renier inelegível
Deputado Jalser Renier (SD) – Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou mais um recurso ao ex-deputado Jalser Renier. A decisão é do dia 22 de fevereiro, e o relator do caso é ministro Gurgel de Faria.

O ministro destacou na decisão que os embargos apresentados por Jalser tentam nova discussão em algo que já houve uma decisão.

Renier teve o mandado cassado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) por quebra de decoro parlamentar, assim, ele segue inelegível por oito anos. Além disso, Jalser é réu por mandar sequestrar o jornalista Romano dos Anjos.

Histórico

Jalser Renier, chegou a ser preso em outubro de 2021 durante a segunda fase da Operação Pulitzer, pela suspeita de o mandante do sequestro do jornalista Romano dos Anjos. No entanto, em dezembro do mesmo ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus ao ex-deputado e, em seguida, liberou a retirada da tornozeleira eletrônica.

Ele teve o mandato cassado no dia 28 de fevereiro de 2022 por quebra de decoro parlamentar. O processo de cassação se estendeu por três meses.

Jalser levou o caso à Justiça a fim de parar as oitivas na Subcomissão de Ética que ouviria 32 testemunhas. Ele teve o pedido atendido pelo desembargador Mozarildo Cavalcanti. No entanto, acabou derrotado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após as oitivas, Renier fez tudo para evitar a cassação. Moveu ações judiciais pedindo anulações, atacou o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), o chamando de agiota bem como disparou ofensas contra outros deputados. Ele até expôs à época que o marido da procuradora-geral do Ministério Público de Roraima (MP), Janaína Carneiro, tinha cargo comissionado no Governo do Estado.

Por fim, no dia 4 de março, A Justiça de Roraima autorizou a retirada da tornozeleira eletrônica dos réus do caso Romano dos Anjos. De acordo com o documento, os réus entraram com o pedido no início do mesmo mês, incluindo o ex-deputado Jalser Renier.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x