Política

TRE-RR avalia pedido de impugnação de candidatura de deputado Odilon Filho à reeleição

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) está analisando um pedido de impugnação do registro de candidatura do deputado estadual Odilon Filho (PODE) à reeleição.

Conforme o documento de solicitação, a medida ocorre em razão da Câmara Municipal de Caracaraí ter rejeitado em 2018 a prestação de contas, referente ao mandato de Odilon como prefeito do município.

Em 2018, ele foi eleito deputado estadual e teve o pedido de registro deferido por supostamente não apresentar causa de inelegibilidade. No entanto, a Casa Legislativa já havia rejeitado as contas da Prefeitura de Caracaraí, por meio de decreto.

Ainda de acordo com o pedido, através de uma “manobra sorrateira e criminosa”, oito dias antes do julgamento do registro de candidatura de Odilon, o presidente da Câmara Municipal de Caracaraí, com o auxílio da irmã do deputado, elaborou um novo decreto e suspendeu o primeiro.

“Nota-se que o único objetivo do decreto legislativo 002/2018, elaborado criminosamente, foi o de fraudar as eleições”, disse o documento.

Dessa forma, os vereadores entraram com um mandado de segurança com o objetivo de declarar a inexistência do novo decreto por “vício de forma e competência”.

O ex-deputado Raul Lima foi quem entrou com o pedido na Justiça Eleitoral.

Justiça reconheceu

Em dezembro de 2018, a Justiça reconheceu a nulidade do decreto editado pelo presidente da Casa Legislativa. Do mesmo modo, foi julgado de forma definitiva em setembro de 2019.

Vale destacar que Odilon não entrou com recurso contra a decisão que rejeitou as contas. Mesmo assim, o juiz encaminhou o processo para reavaliação. Contudo, a Justiça negou.

Por outro lado, de acordo com o pedido de impugnação, o deputado tentou mais uma vez anular o decreto que rejeita as contas. Ele juntou-se a alguns vereadores de Caracaraí e editou o novo decreto para que mostrasse as contas como aprovadas.

Entretanto, o Poder Judiciário o anulou e julgou de maneira definitiva em 2021. Dessa maneira, a rejeição das contas prevaleceu.

“Deste modo, diante das irregularidades que culminou na rejeição das contas quanto ao mandato de prefeito no exercício do ano de 2010. Estando a decisão irrecorrível e não suspensa pelo Poder Judiciário, o impugnado se enquadra perfeitamente na hipótese de inelegibilidade”, finalizou o pedido.

Outros pedidos

O partido Rede Sustentabilidade também pediu a impugnação da candidatura do deputado estadual Renan Filho (Republicanos) à reeleição.

A ação pede para que a homologação do registro de candidatura do parlamentar não ocorra de forma indevida e que sejam revistos os requisitos necessários para que ele concorra ao pleito nas eleições 2022.

Similarmente, O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer ao TRE-RR contrário à candidatura do deputado Eder Lourinho (PSD).

O promotor alegou que o parlamentar encontra-se inelegível. Pois o TRE-RR cassou o diploma de Lourinho em novembro do ano passado por compra de voto.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

16 minutos ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

1 hora ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

1 hora ago

Jornalistas e criadores de conteúdo de Roraima podem se inscrever no Prêmio Sicredi Comunicação em Rede

Premiação nacional vai distribuir R$ 220 mil para trabalhos sobre cooperativismo de crédito. Inscrições seguem…

2 horas ago

Violência digital: DPE-RR alerta sobre criação e compartilhamento de imagens íntimas falsas na internet

Legislação brasileira prevê pena de reclusão de quatro a dez anos e multa para quem…

3 horas ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

4 horas ago