O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp) reavaliaram o posicionamento sobre a instituição da lei seca.
Dessa forma, a Sesp editou a Portaria 144/2022 no sentido de proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no estado no segundo turno. Assim a prática fica proibida a partir das 23 horas deste sábado (29) até as 18h30 de domingo (dia da eleição).
De acordo com o juiz auxiliar da presidência do TRE-RR, Parima Veras, o atual contexto desse final de semana levou o presidente da Corte Eleitoral, desembargador Leonardo Cupello, a convocar uma reunião para discutir o tema. Com a medida, fica proibida a venda, distribuição, fornecimento e consumo de bebida alcoólica.
“Nós resolvemos reeditar a lei seca em razão da própria eleição que causa euforia, e em razão do jogo do Flamengo também, que é um evento que sempre leva as pessoas para a rua, e por notícias também de alguns bares que promovem eventos com bebida alcoólica, isso pode causar algum distúrbio e prejudicar o andamento das eleições”, explicou o juiz.
O objetivo da proibição é impedir que as pessoas façam uso de bebida alcoólica para evitar desordem no dia das eleições. O TRE-RR recomenda, portanto, que a população siga a portaria emitida.
Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito à prisão em flagrante pela prática do crime de desobediência previsto no artigo 347 do Código Eleitoral brasileiro, combinado com o art. 330 do Código Penal.
Na quinta-feira, dia 27, o Governo de Roraima havia divulgado que a venda e consumo de bebida alcoólica estavam liberados no segundo turno das eleições.
Desse modo, o próprio Governo chegou a fazer uma publicação nas redes sociais com a informação. Apesar da liberação, a Lei Seca no trânsito ficou mantida.
Fonte: Da Redação
Fuga aconteceu nesta terça-feira, 26
Órgão apura a legalidade da implementação dos seguintes programas: Gás pra Você, Leite na Mesa,…
Luciano Queiroz foi liberado da prisão no dia 18 de novembro e agora cumpre pena…
Apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de amanhã
Vagas são para pessoas com ou sem experiência
Itens produzidos serão entregues às famílias dos adolescentes no final do ano