Cascavel e Lourinho são acusados de comprar votos nas eleições de 2018 - Foto: Divulgação/Agência Senado/ALE-RR
O Tribuna Superior Eleitoral (TSE) aceitou o recurso do deputado estadual Eder Lorinho (PSD) e reverteu a cassação de seu mandado pela Justiça local. A decisão é da última sexta-feira (14).
Na mesma decisão, o TSE também negou o recurso de Airton Cascavel. Ele é ex-secretário de Saúdo do atual Governo e também foi candidato a deputado federal em 2018.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) julgou os processos de compra de votos dos dois políticos. Assim, em novembro do ano passado, cassou o mandato de Lorinho e aplicou multa de R$ 30 mil no deputado e em Airton Cascavel.
Em outubro de 2018, um dia antes das eleições, o Ministério Público Eleitoral fiscalizava a região da Prainha, em Caracaraí, quando viu uma reunião.
Os agentes resolveram ir até o local, pois um carro de luxo estacionado chamou a atenção, já que estava em uma região periférica de Caracaraí.
Na ocasião, quatro pessoas acabaram presas. Uma delas um pastor evangélico. No veículo, os agentes encontraram R$ 6,6 mil.
Conforme as investigações, o valor era para pagar os eleitores em troca de votos para Eder e Cascavel. Além disso, o ministério recolheu santinhos e listas com nomes de moradores.
Os depoimentos de sete pessoas confirmaram que o dinheiro se tratava de um “agrado” para apoiar os candidatos. Assim, uma das promessas do pastor era fazer um churrasco depois das eleições e convidar os eleitores.
Os relatos de Cascavel, Eder Lourinho e os envolvidos entraram em contradição, o que sustenta, conforme o relator, juiz Luiz Alberto de Morais Júnior, a prática criminosa.
Cascavel, por exemplo, disse que o dinheiro encontrado no carro seria para pagar por um passeio turístico depois das eleições, para “relaxar”.
Fonte: Da Redação
Informação está publicada no Diário Eletrônico do órgão desta quarta-feira, 9
Ação acontece nos dias 14 e 15 de abril, das 9h às 16h
Evento será a partir das 20h, na sala Roraimeira. Ele vai contar com diversos sucessos…
Atendimentos acontecem no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), na rua Pavão, nº 206, bairro…
Rede Municipal de Ensino investe na prevenção para criar ambientes mais seguros e acolhedores
Iniciativa busca dar visibilidade à produção artística. Visitação inicia no dia 11 e é gratuita…