Política

Linhão de Tucuruí segue parado um mês após anúncio de retomada das obras

Um mês após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) inaugurar a pedra fundamental do Linhão de Tucuruí, as obras continuam paralisadas.

Procurado pelo Roraima em Tempo, o Ministério de Minas e Energia ainda não explicou o motivo de as obras não terem iniciado.

De acordo com Bolsonaro, o Instituto do Meio Ambiente (Ibama) emitiu a licença para as obras após parecer favorável da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Contudo, a licença se tornou alvo de uma investigação no Tribunal de Contas da União (TCU). Há suspeitas de o documento ter sido feito sem um acordo com os povos indígenas.

Quem analisa o caso é ministro do TCU Marcos Bemquerer. A princípio, a representação passará por avaliação de uma secretaria. Posteriormente, retorna para o ministro.

Waimiri-Atroari

Grande parte das torres vai passar pela Terra Indígena Waimiri-Atroari, no Amazonas. Por causa disso, os indígenas precisam ser consultados.

Em agosto deste ano, eles apresentaram uma proposta de compensação devido aos 37 impactos ambientais da obra. Depois disso, o Governo Federal e a Transnorte Energia deveriam entrar em acordo com os indígenas.

Contudo, em entrevista ao Roraima em Tempo hoje (27), o advogado Harilson Araújo, que representa as comunidades, disse, até o momento, não houve resposta sobre a compensação.

Por isso, eles acionaram o Ministério Público Federal (MPF) contra o início das obras. O advogado garantiu que o órgão vai pedir o cancelamento da licença.

Não vai começar enquanto não tiver acordo, pois entramos com processo. Os Waimiri-Atroari fizeram tudo o que precisavam. Eles mostraram os 37 grandes impactos na região, e 27 são irreversíveis. Por isso, por lei, os indígenas têm que ser compensados”, disse.

De acordo com Harilson, a União vem construindo um “diálogo” por três anos com os indígenas, e que eles não são empecilho para a construção da linha.

“Após todo esse diálogo, de repente, na hora de finalizar o acordo, o governo passou por cima de tudo. O presidente [Bolsonaro] anunciou o início das obras quando esteve em Roraima, mas depois de um mês vimos que ele está mentindo. Os indígenas não são obstáculo e nunca foram eles só querem que o acordo seja cumprido”, comenta.

Bolsonaro anunciou o início das obras no fim de setembro, quando esteve em Roraima para inaugurar a usina a gás Jaguatirica II. Ele afirmou que o linhão daria a independência que o estado precisa. (Leia aqui)

Linhão

O Linhão de Tucuruí tem investimento bilionário e é considerado um dos caminhos para dar independência energética ao estado e, dessa forma, alavancar a economia.

A União contratou a empresa em 2011, por meio de um leilão, com previsão de término em 2015, mas isso não ocorreu. Para o início das obras é preciso ter a aprovação dos Waimiri-Atroari.

A empresa já acionou a Justiça do Distrito Federal e pediu revisão do contrato, e alega que o valor da obra está defasado tendo em vista a demora para a construção.

A consulta à comunidade deve ser feita em respeito ao artigo 231 da Constituição Federal, assim como à convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que asseguram este direito à população indígena.

“A relação dos indígenas com a terra é diferente da nossa. Quando eles cogitam essa obra eles ficam tristes por causa dos danos causados à região. As terras serão perdidas e os impactos vão ficar para sempre”, finaliza Harilson.

Citados

O Ministério de Minas e Energia informou que a empresa iniciou as primeiras ações para implantar o linhão. De acordo com a pasta, a previsão para concluir as obras é de 36 meses.

Procurado, o Ibama não se manifestou.

Fonte: Da Redação 

Yara Walker

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

19 minutos ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

3 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

4 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

4 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

4 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

7 horas ago