Valorização do esporte traz qualidade de vida à população em RR

Para Romero Jucá, investir e ampliar espaços para prática de esportes, gera bem-estar às famílias

Valorização do esporte traz qualidade de vida à população em RR
Romero Juca em visita ao Ginásio da Vila Olímpica/ Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (23), será o dia do Atleta Olímpico. A data lembra a criação do Comitê Internacional, em 23 de junho de 1984. Assim, para lembrar a data, conheça os espaços em Roraima criados para formar os novos campeões.

Primeiramente, o Estado tem três Vila Olímpicas. Contudo, a mais famosa é a de Boa Vista. Em 2004, a ex- prefeita Teresa Surita inaugurou o local. E, desde então, recebe investimentos na sua ampliação.

Boa Vista tem total condições de receber os melhores eventos esportivos. Porque, graças ao trabalho que fizemos, temos uma Vila Olímpica moderna e bem estruturada. E que apresenta o padrão olímpico que não existe em nenhum outro estado da região Norte”. 

Para a construção da Vila Olímpica de Boa Vista, ela contou com o apoio de Romero Jucá. Ele também trouxe os recursos que ajudaram nas etapas seguintes de ampliação do espaço. 

“Nossa capital tem, com certeza, a melhor Vila Olímpica da Região Norte. E desde que iniciamos a construção desse espaço, meu sonho sempre foi ver nossas crianças e jovens participando de atividades saudáveis. Além de formarmos os novos campeões”. 

Obras de recuperação atendem vilas do interior

Da mesma forma que ajudou a construir e ampliar a Vila Olímpica de Boa Vista, Romero Jucá também colaborou com a criação das Vilas de Iracema e de São João da Baliza. 

Os espaços têm quadras esportivas, campos de futebol, arquibancadas, quiosques, piscinas e pistas de atletismo. Em 2008, nasceu a Vila de Baliza. Já em Iracema, o convênio é de 2006. Mas hoje, os dois espaços estão em reforma.

“Pra mim, é uma alegria ajudar com a construção e agora, com a recuperação desses espaços. Porque eles são importantes para a saúde das pessoas. Então, espero que em breve, a população volte a usar os locais com a qualidade que eles oferecem”.

Espaços para formar campeões

As três Vilas reúnem histórias de pessoas apaixonadas pelo esporte. Em Iracema, por exemplo, a Vila fez um jogador, o José Nascimento, virar um treinador de futebol. 

E agora, o seu sonho é ver o filho usar o mesmo espaço. “Eu falo para o meu filho e para os meus alunos que a Vila é muito importante para o nosso município. Porque o esporte forma bons cidadãos e afasta os jovens das drogas”. 

Esse é o sentimento do morador de São João da Baliza, Wildean Ferrari. Para ele, a Vila Olímpica do município é um motivo de orgulho. “Nós temos uma Vila com piscina, pista de atletismo, quadra de futsal e o campo de futebol. Então, é muito bom ter um espaço desses aqui pra nós”. 

Assim também em Boa Vista, a Vila gera saúde e forma os novos campeões. A Daniele Richill, por exemplo, virou uma atleta da natação por orientação médica. “Eu estava com o colesterol alto. Por isso, o médico pediu para eu fazer uma atividade física. E foi quando eu conheci a escola de natação da Vila”. 

Assim como outras crianças e adolescentes, ela faz as aulas de graça. E hoje, tem uma coleção de medalhas.

E elas representam além da vitória, mais saúde. “Eu busquei a natação para melhorar a minha saúde. Mas hoje, quando eu entro na piscina, eu só escuto as minhas braçadas. Então, eu busco o meu melhor resultado. E assim, eu aprendi a lidar com a vitória e com a derrota”.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x