Política

‘Vamos assumir nossas responsabilidades’, diz uma dos 3 mil adolescentes com título de eleitor em RR

A estudante Vitória Cavalcanti é uma dos 2.289 adolescentes com 17 anos que têm título eleitoral em Roraima. Ela vê o documento como uma “esperança” e fez o alistamento eleitoral em janeiro para poder votar nas eleições deste ano, quando serão escolhidos representantes federais e estaduais.

“Nós, jovens e adolescentes, queremos muitas mudanças, mas não adianta só reclamar. Precisamos tirar o título porque é uma esperança para o nosso futuro. Nós, jovens, vamos assumir nossas responsabilidades”, declarou a estudante.

Roraima tem, ainda, outros 1.062 adolescentes de 16 anos com o passaporte eleitoral. No entanto, segue o restante do país e apresenta queda no número de jovens com 16 e 17 anos que estão aptos a votar neste ano. Os dados da tabela abaixo são da Justiça Eleitoral e consideram o mesmo período em cada ano.

Ano (Até fevereiro)Jovens de 17Jovens de 16Total de jovens
20222.2891.0623.351
20212.8465823.428
20203.7541.6135.367
20195.7151.6287.343
20184.9192.0206.939
20176.5342.1388.672
20164.6302.3927.022

Entre o circulo de amigos da Vitória, outros jovens falam sobre a importância do título e afirmam que vão tirar o documento ainda em 2022. Assim como ela, todos desejam ver mudanças.

“Essa semana mesmo, uma amiga estava tentando tirar o título. Ela teve algumas dificuldades, mas como sabia que eu já tinha feito, pediu a minha ajuda e conseguimos resolver bem rápido”, explicou Vitória.

‘Bora, galera, adolescentes’

Até fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 834.986 adolescentes com o título eleitoral no Brasil. Destes, há 3.351 que vivem e podem votar em Roraima. Para aumentar o quadro, famosos como Anitta e Bruna Marquezine têm convocado jovens pelas redes sociais para o alistamento eleitoral.

O título de eleitor é um documento que pode ser requerido pela internet por meio deste link. Inclusive, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) não está atendendo presencialmente em razão da pandemia de coronavírus. (Veja o passo a passo abaixo)

“Fiz virtual e não foi difícil, não. A parte mais burocrática é tirar fotos dos documentos. Levei em média de uma hora e nem precisei enfrentar fila porque foi virtual”, contou Vitória.

Jovens que desejarem seguir o exemplo de Vitória precisam ficar atentos ao prazo, pois têm até o próximo dia 4 (a primeira segunda-feira de maio) para fazer o cadastro.

Neste ano, os eleitores votam para eleger presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Conforme a Justiça Eleitoral, o estado de Roraima tem 347.513 eleitores aptos a participarem do pleito, que tem o 1º turno marcado para 2 de outubro.

A coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima, Daniely Souza Teixeira, explica que jovens de 15 anos, que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro, também podem fazer o alistamento eleitoral até o dia 4 de maio.

“A participação do jovem eleitor é de fundamental importância para a consolidação da democracia no país, é a chance de o jovem mostrar que tem voz e de escolher o melhor candidato para representá-lo no poder. Muitos jovens estão desacreditados com a política, mas nós temos o poder de mudar a nossa realidade”, pontuou a coordenadora.

Requerimento do título de eleitor

Quem deseja tirar o título de eleitor ou checar a própria situação com a Justiça Eleitoral, pode ter acesso aos serviços pelo Título Net. Na página, é necessário apontar a unidade federativa onde vive para receber o atendimento.

No caso de jovens que desejam fazer o alistamento, é necessário escolher a opção “Não Tenho” no campo “Título de Eleitor”. Em seguida, é preciso informar alguns dados pessoais, como nome dos pais e a própria data de nascimento.

É necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos: RG (frente e verso) e comprovante de residência. No caso, de homens com 18 anos ou mais é preciso apresentar também o comprovante de quitação do serviço militar.

A Justiça Eleitoral garante que a obrigação de voto inicia somente aos 18 anos. No entanto, a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral de Roraima, Daniely Souza Teixeira, lembra que o “primeiro voto é o momento no qual os jovens eleitores assumem a responsabilidade na definição do futuro do país”.

Fonte: Fabrício Araújo, jornalista do Roraima em Tempo

Fabrício Araújo

View Comments

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

10 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

13 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

14 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

16 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

16 horas ago