Política

Vereador denuncia possível fechamento de escola na Vila Serra Dourada, em Caracaraí, e cobra explicações ao governador

Durante sessão na Câmara Municipal de São Luiz do Anauá nesta quarta-feira, 11, o vereador Ronaldo Souza criticou a possibilidade de o Governo de Roraima fechar a Escola Estadual Maria de Lima Uchôa, localizada na Vila Serra Dourada, em Caracaraí, Sul do estado.

O parlamentar afirmou que medida seria motivada pela falta de interesse do Governo em arcar com a reforma do prédio escolar. “Eles preferem fechar a escola e colocar a rota escolar para trazer os alunos para estudar aqui na sede do município de São Luiz”, disse.

O político alertou que a decisão pode prejudicar as famílias da região, especialmente durante o período chuvoso, quando o deslocamento até São Luiz, que, conforme ele, fica a 25 quilômetros da vila, se torna inviável devido às condições precárias da estrada.

“Todos nós de São Luiz sabemos que no inverno não há vicinal. Todos nós, moradores de São Luiz, sabemos que no inverno não existe como um ônibus trafegar na Serra Dourada até São Luiz”, destacou.

Então, diante da situação, Ronaldo cobrou explicações ao governador Antonio Denarium (Progressistas) e secretário de Educação, Mikael Cury-Rad.

“Governador, o povo de Serra Dourada pede explicações. Senhor secretário, explique para o povo de Serra Dourada as decisões que vossas excelências estão tomando. Eu não admito, eu recuso a acreditar que essa é a decisão tomada, a decisão final tomada por vossas excelências. Eu me envergonho de receber uma notícia dessas, mas quero explicações”.

Em janeiro do ano passado, o Governo do Estado anunciou o investimento de R$ 107 milhões para reformar mais de 50 unidades de ensino. Entre elas, está a Escola Estadual Maria de Lima Uchôa.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) para pronunciamento. Em nota, a Pasta informou que, atualmente, a unidade atende 11 estudantes, inclusive com previsão de redução para oito estudantes no ano letivo 2026, e possui dez servidores, entre professores e equipe de apoio.

Disse ainda que em razão do número reduzido de estudantes e buscando a economicidade para a administração pública, o Governo vai transferir os alunos para a Escola Estadual Darcy Ribeiro.

A Seed destacou que os estudantes terão garantia do serviço de transporte escolar e os servidores serão reaproveitados conforme a necessidade da Secretaria.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Com fim das concessões, operadoras começam a retirar orelhões do país

Apesar da decadência com a popularização da internet e da telefonia móvel, ainda há 38,3…

1 hora ago

IFRR: prorrogada inscrições para curso gratuito de formação continuada para conselheiros tutelares

Agora, interessados têm até o dia 13 de fevereiro para se inscreverem. Objetivo é fortalecer…

2 horas ago

TSE propõe novas regras e recebe sugestões sobre eleições de 2026

Manifestações na pré-campanha e conteúdos digitais estão entre temas

3 horas ago

Caminhão arrasta veículos e quase atinge pedestres na Ville Roy

Acidente aconteceu nesta terça-feira, 20, no bairro São Vicente

4 horas ago

Curso de Medicina da UFRR alcança conceito de excelência e fica entre as melhores do Norte

Com nota 4 de 5, a Universidade está entre as 204 instituições de ensino superior…

4 horas ago

Janeiro Branco: Boa Vista reforça cuidado com a saúde mental por meio de rede integrada

Em 2025, município registrou mais de 24 mil atendimentos relacionados a transtornos e comportamentais

5 horas ago