Política

Waimiri-Atroari aprovam passagem de Linhão de Tucuruí na terra indígena

Os Waimiri-Atroari aprovaram a passagem do Linhão de Tucuruí no território indígena. Eles tomaram a decisão nesta quarta-feira (11), após mediação do Ministério Público de Roraima (MPRR) e do Ministério Público Federal (MPF). A obra permite que o Sistema Interligado Nacional (SIN) distribua energia para Roraima.

A negociação também ocorreu entre o Governo Federal e o consórcio que vai executar a obra do Linhão, no trecho entre Manaus e Boa Vista. A aprovação ocorreu pouco antes de três anos de discussão.

A autorização para o início das obras é dada pelos Waimiri-Atroari, pois o direito à consulta é assegurado pelo artigo 231 da Constituição Federal e na convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O linhão percorre 123km dentro da terra indígena Waimiri-Atroari.

Em contrapartida, eles apontaram 37 grandes impactos socioambientais na região. Destes, 27 são irreversíveis. Nesse sentido, os órgãos apresentaram uma proposta de compensação pela passagem da linha de transmissão.

“[Os indígenas] também querem acompanhar o serviço, inclusive ajudar na construção e trabalho de topografia. O documento foi entregue aos representantes do Governo Federal que estavam presentes à reunião”, completa o MPRR.

Mediação

Além disso, o Grupo de Atuação Especial de Minorias e Direitos Humanos (Gaemi-DH) do MPRR, atuou como mediador nas negociações, que anteriormente passou por tensões, conforme explica o coordenador do Gaemi-DH e Procurador de Justiça, Edson Damas.

“Isso nos deixa muito honrados, participar de uma discussão tão importante para todos. Sempre houve muita tensão entre as partes e o Ministério Público funcionou como um ponto de equilíbrio nesse ambiente de tensão e principalmente, com um olhar jurídico, nós trabalhamos como um ponderador de direitos fundamentais nessa discussão toda”, comenta o Procurador. 

Assim, com o fim das negociações e a autorização dos Waimiri-Atroari, a Ação Civil Pública do Ministério Público Federal perde efeito. 

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

View Comments

Recent Posts

Artistas realizam ato pela cultura em protesto pela demora na execução da Lei Paulo Gustavo por parte do Governo de Roraima

Conforme dados da entidade, são mais de R$ 20 milhões que já deveriam estar movimentando…

1 hora ago

Órfã de 6 anos conquista Certidão de Nascimento com ajuda de irmã mais velha e apoio da Defensoria Pública

Com mais 7 irmãos, Ana Letícia não possuía acesso à escola, vacinação e outros direitos…

1 hora ago

Sorteio de espaços para comercialização no Boa Vista Junina ocorre até terça-feira, dia 30

De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, houve o registro de 600 inscritos. Contemplados…

2 horas ago

Moradores reclamam de mau cheiro provocado por esgoto estourado no Vila Jardim; veja vídeo

Água suja e contaminada, chegou a formar um lago na entrada e saída das residências.…

3 horas ago

Após prisão de servidores, policiais federais cumprem mandado na Prefeitura de Bonfim

Ação ocorre após a operação da PF que prendeu três pessoas em flagrante no sábado…

4 horas ago

Prefeitura Com Você: 7ª edição da ação ofereceu atendimento para mais de 4 mil pessoas no bairro Equatorial

Entre os serviços ofertados pela Prefeitura de Boa Vista, os mais procurados foram os da…

5 horas ago