‘Absurdo’: notícia sobre a derrubada do decreto que impedia o aumento das contas de água em Roraima chegou aos consumidores como uma ‘ingrata surpresa’

Esta será a terceira vez consecutiva que a Caer resolve que o cidadão deve pagar a mais pelos serviços que, por vezes, são insatisfatórios

‘Absurdo’: notícia sobre a derrubada do decreto que impedia o aumento das contas de água em Roraima chegou aos consumidores como uma ‘ingrata surpresa’
Governador Antonio Denarium ladeado do vice-governador Edilson Damião e do presidente da Caer, James Serrador – Foto: Facebook

O roraimense terá mais um reajuste nas contas de água a partir deste mês de fevereiro após a Justiça derrubar o decreto que impedia o aumento de 8,26%, definido pela Companhia de Água e Esgotos em janeiro deste ano. Esta será a terceira vez consecutiva que a estatal resolve que o cidadão deve pagar a mais pelos serviços que, por vezes, são insatisfatórios.

Ou seja, nem mesmo o Projeto de Lei do deputado Renato Silva (Podemos) foi capaz de assegurar  e convencer as autoridades que o aumento é desproporcional e que o resultado só prejudicaria (ainda mais) a população.

Além disso, não houve estudo e tampouco uma consulta aos moradores de diferente bairros foi feita. No entanto, diversas denúncias já evidenciam o descontentamento com a qualidade dos serviços da Caer, que vai desde a demora para atender chamados para resolver problemas simples na rede de esgoto até a total falta de água nas torneiras que, em diferentes casos, podem durar semanas.

Justificavas

A Companhia de Água e Esgotos de Roraima ainda justificou “a importância do equilíbrio econômico-financeiro para garantir a sustentabilidade da empresa”. A Caer também citou que mexer no bolso dos consumidores assegura a “continuidade dos serviços prestados com eficiência”. Mas que eficiência?

A equipe de reportagem da TV Imperial esteve nas ruas de Boa Vista e confirmou a insatisfação do aumento. “Eu acho uma covardia, porque a gente paga todos os meses, o talão sempre chega lá ‘bonitão’ e cadê a água? Levanto de madrugada para aparar gotinha de água na torneira para poder beber de dia e também cozinhar, pois a água está uma porcaria”, disse uma das entrevistadas.

Outra cidadã classificou a atitude da Caer como ‘absurda”.  “Pra mim é um absurdo! É péssimo. Na minha casa quando falta é a maior luta para que eles venham atender o serviço para a gente” desabafou ela.

Vale lembrar que em fevereiro do ano passado, já quando o boa-vistense reclamava dos aumentos que chegaram a triplicar nas contas sem de fato os usuários consumirem, a Caer se limitou a dizer que os moradores deveriam procurar vazamentos que poderiam ocasionar “este tipo de aumento na conta”.

Nada muda

A Caer arrecada milhões e milhões e ainda recebeu R$ 60 milhões de aporte financeiro do Governo de Roraima e nada muda quando o assunto é melhorar os serviços. Nada é de graça, pois a conta chega mensalmente nas residências e a Companhia é a primeira a multar por atrasos no pagamento e até desligar o fornecimento da água caso achar que é justo. Ora, também é justo que quem paga cobre e receba. Quando é que os órgãos fiscalizadores darão respostas sobre a fiscalização dos aumentos? Mais uma vez, só resta ao roraimense esperar…Esperar a conta de água mais cara chegar em sua porta enquanto quem deveria ser o primeiro a questionar os aumentos permanece em silêncio. O povo quer respostas.

Fonte: Da Redação

 

 

 

 

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest


0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x