CPI da Covid denunciou Airton Cascavel

A CPI da Covid indiciou Airton Cascavel, ex-secretário de Saúde de Roraima e ex-assessor especial do Ministério da Saúde

CPI da Covid denunciou Airton Cascavel
Airton Cascavel falou à CPI da Covid no dia 5 de agosto – Foto: Divulgação/Agência Senado

Cascavel denunciado

A CPI da Covid indiciou Airton Cascavel, ex-secretário de Saúde de Roraima e ex-assessor especial do Ministério da Saúde. A comissão investigou o empresário por ter atuado em nome do MS informalmente. Desse modo, segundo a CPI, ele cometeu o crime de usurpação de função pública. A pena para o crime é três meses a dois anos de prisão e multa.

Denarium se beneficiou

O governador Antonio Denarium (PP) também se beneficiou da atuação informal de Cascavel, em maio de 2020, para conseguir uma doação de EPIs da Fundação Itaú. O Roraiam em Tempo revelou publicações de Denarium  sobre o caso, duas semanas antes de o empresário receber a nomeação no MS. Nos dois posts do Facebook, por exemplo, há uma citação direta do nome de Airton Cascavel como articulador. Os textos falam que ele era assessor do Ministério da Saúde, mas não era verdade.

Tucunaré

O PL que proíbe a a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e industrialização do Tucunaré foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O governo, autor do projeto, queria que a proibição durasse oito anos, mas os deputados reduziram para cinco. O projeto beneficia donos de empresas de pesca esportiva licenciadas pela Fundação de Meio Ambiente para atuar nos rios do Baixo Rio Branco. Entre eles, Victor Vilanova que enfrenta embate com os ribeirinhos da região. Eles não aprovam a presença do empresário nos rios do Baixo Rio Branco e dizem que ele não tem compromissos com as comunidades. De acordo com a ALE-RR, uma emenda inserida por eles limita a pesca somente nos rios Água Boa do Univini, Iatapará, Xeruini e Jufari. Dessa forma, nesses locais fica autorizada apenas a atividade esportiva, de empresas licenciadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).

Contraditório

Apesar de ser o autor do projeto que proíbe a pesca do Tucunaré, o governo não tem estrutura para fiscalizar a pesca predatória na região. Inclusive, ao aprovarem o PL, os parlamentares determinaram um prazo de 180 dias para que o governo implante uma base flutuante composta por órgãos de fiscalização e pela Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa). O flutuante é um projeto antigo, mas que a Femarh nunca colocou em prática. Os próprios ribeirinhos pedem fiscalização na região devido a pesca ilegal de pessoas que vêm do Amazonas e, assim, prejudicam os pescadores locais.

Dinheiro na cueca

Chico Rodrigues pediu arquivamento do processo que o investiga por suspeita de participar de um grupo criminoso responsável pelo desvio de cerca de R$ 20 mi da Saúde de Roraima. A verba era federal, pois a União enviou para ajudar Roraima no combate à pandemia. Desse modo, a defesa de Chico diz que já faz um ano que a Polícia Federal realizou busca e apreensão em sua casa, mas não comprovou os indícios. Ele se refere àquela Operação Desvid-19 em que os agentes federais o flagram com dinheiro na cueca.

Um ano

Ontem (26) o atentado contra o jornalista Romano dos Anjos completou um ano. Foi no dia 26 de outubro de 2020 que criminosos surpreenderam ele a a esposa Nattacha Vasconcelos enquanto jantavam em casa. A violência contra o apresentador mudou a vida dele que até hoje não se sente seguro para voltar a trabalhar diante das câmeras. A primeira operação para prender suspeitos pelo crime aconteceu somente em setembro deste ano. A segunda ocorreu em 1º de outubro, dia em que Jalser Renier, apontado como mandante também foi para a cadeia. Mas, apesar disso tudo, ele está livre e viajando a hora que quer. Enquanto isso, Romano dos Anjos está preso ao trauma que vai lhe acompanhar por toda a vida.

Quebra de sigilo

A CPI da Saúde de Roraima recebeu ontem (26) o relatório da análise da Polícia Civil de Roraima (PCRR) sobrea quebra de sigilo bancário e telefônico dos investigados. Conforme o presidente da Comissão, deputado Coronel Chagas, a documentação vai subsidiar o relatório final que vai sair em breve. Sendo assim, depois de mais de dois anos a CPI deve ser concluída. O Senado criou a CPI da Covid um depois e já finalizaram os trabalhos, enquanto em Roraima a Comissão segue em passos de tartaruga.

Perguntinhas

  • Qual o motivo da demora para os deputados estaduais concluírem a CPI da Saúde?
  • Por que Denarium quer beneficiar grandes empresários no Baixo Rio Branco?
  • Por que Chico Rodrigues quer arquivar o processo se ele diz que é inocente?

 

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x