Ações de combate à dengue são intensificadas em Boa Vista

Neste sábado (9) agentes de endemia vão visitar residências no bairro Aparecida

Ações de combate à dengue são intensificadas em Boa Vista
Agentes de endemia são credenciados/Foto: Divulgação PMBV

A prefeitura de Boa Vista intensificou o combate ao mosquito da dengue em Boa Vista, o Aedes aegypti. Os agentes de combate a endemias (ACE) atuam diariamente em diversos pontos da capital.

Neste sábado (9) uma equipe vai está no bairro Aparecida e 15, no bairro dos Estados, 21, no bairro Liberdade e 30, no bairro Mecejana.

Conforme a prefeitura, no dia 2 de abril, as equipes estiveram no bairro São Francisco, um dos que apresentou alto índice de infestação do mosquito. Foram visitados 1.189 imóveis e 580 depósitos foram eliminados.

Agentes

O coordenador de vigilância e controle de doenças transmitidas por vetores, Washington Alves explicou sobre o trabalho dos agentes.

Esse é um trabalho essencial e necessário à saúde pública. Nas visitas que fazemos sempre encontramos algum depósito que serve de criadouro para o mosquito se proliferar e as pessoas geralmente falam que não sabiam e que a partir da visita vão se atentar mais para a situação”.

Durante as visitas os agentes fazem uma inspeção no quintal da casa para verificar se há algum recipiente que possa acumular água e se tornar um criadouro do mosquito.

Quando são identificados criadouros com larvas, os responsáveis ou proprietários são orientados a elimina-los e somente quando não for possível a eliminação, estes depósitos serão tratados com larvicidas.

Dados

De janeiro a março deste ano, as equipes visitaram 78.875 imóveis, destes 32.166 foram eliminados. Durante essa semana as equipes estão visitando os bairros Cambará, São Francisco, Jardim Primavera, Raiar do Sol e São Bento.

O último Levantamento Rápido do índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), apontou alto índice de infestação pelo Aedes aegypti. Dos 412 imóveis positivos para larvas de mosquito, 95% correspondem a casas, comércios e outros. Enquanto os 4,9% restantes correspondem a terrenos baldios.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x