Agosto Dourado: campanha arrecada potes de vidro com tampa para doar ao Banco de Leite em RR

Arrecadação está sendo realizada na Escola Estadual Oswaldo Cruz, no Centro de Boa Vista, em frente a Praça da Bandeira

Agosto Dourado: campanha arrecada potes de vidro com tampa para doar ao Banco de Leite em RR
Fachada da maternidade – Foto: Yara Walker/Roraima em Tempo

Bebês prematuros que estão internados na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, necessitam de leite materno, alimento indispensável para ganho de peso, altura e nutrientes.

Por muitas vezes, o leite não pode ser transferido pela progenitora. Por isso, a doação não só do alimento, mas também de potes de vidro para armazenamento é necessário para ajudar as mães e recém-nascidos a saírem o mais rápido possível do ambiente hospitalar.

Pensando nisso, o projeto “Potes de Vidro – Sinônimo de Vida!” está arrecadando potes de vidro com tampas de plástico para doar ao Banco de Leite Humano da Maternidade de Roraima.

Os materiais podem ser entregues na Escola Estadual Oswaldo Cruz, localizada no Centro de Boa Vista, em frente à Praça da Bandeira.

O projeto

A professora Gisele Sandra, da Escola Estadual Oswaldo Cruz, que também é mãe de uma criança nascida prematura, realiza o projeto “Potes de Vidro – Sinônimo de Vida” desde 2019.

Eventualmente, a ideia surgiu quando discutia com os alunos sobre projetos para feira de ciências com foco na conservação do meio ambiente.

Dessa forma, eles decidiram que coletariam materiais resistentes à natureza e depois doariam a alguma instituição. Assim, escolheram o Banco de Leite Humano da maternidade como ponto de destino.

“Então os alunos começaram a fazer as pesquisas, realizaram visitas ao Banco de Leite e descobriram como utilizam e qual a função dos potes de vidro. Além do impacto desses itens na natureza”, contou a professora.

Do mesmo modo, os estudantes interagem de maneira positiva ao projeto, coletando materiais, fazendo campanha com familiares e realizando pesquisas. Em contrapartida, a escola promove palestras sobre o impacto do lixo no meio ambiente com o objetivo de fomentar a consciência ecológica.

Como premiação e forma de incentivo, os alunos doadores ganham uma pulseira e pontos extras nas disciplinas.

Agosto Dourado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou o mês de agosto para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro como qualidade do leite.

O aleitamento materno é importante para que o recém-nascido fique protegido de doenças e infecções. Na falta do leite da mãe, é imprescindível a doação do leite e armazenamento nos potes de vidro.

A escolha do pote de vidro com tampa de plástico para o armazenamento do leite materno é o ideal, porque o material não transfere substâncias nocivas aos bebês. Além disso, o vidro e o plástico não têm data específica para decomposição na natureza.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x