Após a divulgação do resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nessa quarta-feira (9), estudantes aguardam o momento de usar a nota. Até chegar o início das inscrições, a ansiedade se faz presente na vida de grande parte dos candidatos.
Os estudantes usarão a nota para tentar uma vaga na graduação por meio de um dos programas do governo de acesso ao ensino superior.
De acordo com o psicólogo Sérgio Manzione, a ansiedade é uma reação que se tem diante de uma ameaça ou do desconhecido. Bem como é uma forma do organismo se preparar para duas ações básicas: lutar ou fugir.
Conforme o profissional, a ansiedade pode ser considerada normal quando acaba ao mesmo tempo que a situação que a causou. Ou seja, no caso dos vestibulandos, ela deve sumir quando se conhece o resultado da prova do vestibular.
Manzione explica, ainda, que a ansiedade considerada normal é aquela que aparece quando o indivíduo está esperando um resultado. Por exemplo, nota de prova, resposta de entrevista de emprego ou nascimento de um filho.
Entretanto, existe um outro tipo, a ansiedade generalizada, que muitas vezes os motivos da causa são diversos e nem sempre a causa está definida.
“Ansiedade não escolhe as pessoas, ela não vê se a pessoa é baixa, rica, pobre. Mas qualquer sofrimento que a pessoa tenha ela deve procurar rápido uma ajuda profissional. Não adianta tomar um chazinho que a vizinha fez, nem tomar o remédio que a prima toma, não funciona assim. Cada pessoa é diferente e quanto mais você fizer isso mais você atrasa o diagnóstico correto. É entendendo o diagnóstico que você pode fazer o tratamento correto”, sinaliza o psicólogo.
A estudante Beatriz Santos, de 18 anos, está esperando pela abertura das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ela fez o Enem pela primeira vez em 2019, para conhecer a prova e testar seus conhecimentos. Dessa vez, ela pretende usar o seu desempenho para tentar uma vaga no curso de Jornalismo.
“Estava super ansiosa para o resultado do Enem e estou nervosa para as inscrições do Sisu”, relatou.
Para aqueles que estão com comportamento ansioso porque tiveram baixo desempenho no Enem ou por causa da espera pelas inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o psicólogo Manzione indica caminhos que podem contribuir para o bem-estar nesse período, confira:
Por outro lado, o estudante que tirou nota baixa no Enem e, por isso, não vai conseguir uma das vagas no curso e na instituição escolhida com a nota do exame, pode se inscrever na faculdade com bolsa de estudo.
Programas de inclusão à educação oferecem bolsas de estudo para todos os níveis de educação (básico, técnico e superior), em parceria com instituições de ensino em todo o país. As inscrições ficam abertas durante todo o ano e não precisa comprovar renda nem ter a nota do Enem.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…
Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…
A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…
Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido