Uma paciente, 39 anos, denunciou ao Roraima em Tempo que aguarda internada há 12 dias por uma cirurgia renal no Hospital da Mulher, em Boa Vista. À reportagem, ela disse que já esperava há cinco anos na fila pelo procedimento. No entanto, após uma crise de dores nos rins e vômitos, precisou de internação.
Após fazer exames, encontraram pelo menos três pedras no rim esquerdo da mulher. Desde então, ela segue na unidade de saúde à base de medicamentos e sem previsão para cirurgia.
“Com a medicação alivia, mas os médicos dizem que só saio depois de fazer a cirurgia. Eu tenho três filhos, estão sendo cuidados pelos vizinhos porque meu marido trabalha e eu estou aqui sozinha”, afirmou.
À paciente, a administração do Hospital da Mulher alegou falta de materiais, por isso a demora para realização do procedimento. Conforme a mulher, além dela, outras 40 pessoas também aguardam pela cirurgia renal e de vesícula.
Outro lado
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esclarece que adquiriu insumos e as cirurgias estão ocorrendo, inclusive nesta terça-feira, 31, foram realizados quatro procedimentos cirúrgicos.
Deve-se destacar que, as cirurgias são feitas conforme a regulação interna do hospital, respeitando a ordem de cada paciente na fila.
Reforça ainda que, a referida paciente segue em acompanhamento médico, recebendo toda a assistência necessária e o procedimento deverá ocorrer conforme a condição clínica, respeitando a conduta médica.
Fonte: Da Redação

