Após quebrar maxilar em acidente, jovem aguarda há mais de 2 meses por cirurgia no HGR

Mãe da jovem relatou que a justificativa é a falta de material na unidade

Após quebrar maxilar em acidente, jovem aguarda há mais de 2 meses por cirurgia no HGR
Maxilar da jovem quebrado – Foto: Arquivo pessoal

A jovem Myssaila Vitória Teles Cardozo, 20 anos, aguarda há mais de dois meses por cirurgia no Hospital Geral de Roraima (HGR). Ela sofreu um acidente de motocicleta no dia 22 de janeiro, no município de São João da Baliza.

De acordo com a mãe, Junia Teles, deslocaram a filha para o HGR ainda na madrugada do acidente. Ela ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ser entubada e entrar em coma induzido. Desde então, a família aguarda por cirurgia, que, segundo eles, não ocorre por falta de material na unidade.

“Os profissionais me indicaram procurar a justiça para tentar resolver a situação da minha filha porque não tem material aqui no HGR. Nós estamos aqui há dois meses, na espera da cirurgia. A gente continua internado no HGR só por conta da cirurgia do maxilar. Ela já teve alta da UTI, está acordada, já pode fazer a cirurgia, mas não tem o material”, disse.

Além disso, a mãe da jovem destaca que Myssaila não tem movimentação da parte direita do corpo e nem consegue falar. Ela ressalta que quando a filha tenta se comunicar, o osso do maxilar faz estalos.

“Ela sente dor quando tenta falar. Quando ela fala, a gente vê o maxilar dela tremendo. A gente escuta também a zoada dos ossos estalando, por isso ela evita falar, pois sente dor. Aí ela tenta não falar muito por conta, acho que por conta da dor. No momento, ela se encontra acamada, porque o lado direito direito dela, está sem movimento”, pontuou.

Mãe da jovem cobra respostas do governo

Dessa forma, Junia pede um posicionamento por parte do Governo de Roraima, para que realize a cirurgia da filha.

“Se eu tivesse hoje em frente do governador, eu pediria para ele ser mais humano, olhar e tirar um tempo para ele vir fiscalizar esse HGR. São eleitores dele que estão aqui, que votaram nele, confiando em uma saúde melhor, em um estado melhor, aí se depara com essa situação”, destaca.

Além disso, a mulher cobra para que o dinheiro que vem para estado seja utilizado em favor da população.

“O sentimento é de revolta, de humilhação, porque a gente sabe que vem dinheiro para isso. A gente sabe que a saúde é uma das secretarias que vêm o dinheiro. Dois meses esperando cirurgia, sabendo que vem dinheiro. E a pessoa e os políticos não têm compaixão. A gente só sabe a real situação mesmo do HGR, quando a gente está aqui, vivendo na pele”, finaliza.

Citada

Por meio de nota a Sesau informou que Myssaila Vitória, está aos cuidados do bucomaxilofacial (cirurgião dentista) e estável. Destacou ainda que para a realização do procedimento, a Sesau adquiriu materiais específicos e aguarda a chegada ao Estado para então fazer a cirurgia.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x