Os autotestes, exames de testes de covid-19 para aplicação em si ou em outras pessoas, foram liberados nesta sexta-feira (28) para comercialização pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Anvisa ainda não divulgou o preço dos testes. Antes eles só eram aplicados por profissionais de saúde ou trabalhadores de farmácias.
No mercado há diferentes tipos de testes para a doença. Dos laboratoriais mais precisos, como o RT PCR, aos de anticorpos, passando pelo de antígeno, que fornece um diagnóstico rápido mas possui menos índice de acerto do que o RT-PCR.
Conforme explicado pela Anvisa, os autotestes são procedimentos de orientação que podem indicar a infecção. No entanto, o diagnóstico não descarta um profissional de saúde.
A Anvisa ainda disse que os autotestes de Covid-19 devem ser ser usados como triagem, para o auto isolamento e quebra da cadeia de transmissão do vírus. “mas o diagnóstico depende de confirmação em um serviço de saúde”.
Vale ressaltar que o autoteste não se resume apenas à coleta. Neste tipo de exame, o indivíduo realiza todo o procedimento, da coleta à interpretação dos resultados.
Os autotestes ainda não estão disponíveis para vendas. Os fabricantes desse produto terão de entrar com pedido de registro junto à Anvisa.
A Anvisa disponibilizou um site onde estarão listados os testes. Assim, quando os autotestes estiverem disponíveis é importante que o cidadão se informe se a marca obteve, de fato, o registro da Anvisa.
Apenas os tipos de teste de antígeno vão ter ser autorização para uso pela população leiga.
Apenas farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar dispositivos médicos. Ao buscar um desses comércios, certifique-se de que ele possui o registro adequado para essas atividades junto à vigilância sanitária.
O resultado do autoteste não vai valer como documento oficial. Em locais que existem resultados negativos de testes para covid-19, será preciso realizar os exames conforme as exigências (podendo ser RT-PCR ou de antígeno, a depender do caso) em um posto de saúde, hospital, farmácia ou outra unidade de saúde autorizada.
Do mesmo modo, a Anvisa estabeleceu uma série de requisitos aos fabricantes dos autotestes.
As instruções para uso, guarda e descarte devem ser claras. Será preciso usar ilustrações para exemplificar as formas de aplicação e a interpretação dos resultados (se positivo, negativo ou inconclusivo).
Da mesma forma, os fabricantes devem disponibilizar também um canal de atendimento para orientar consumidores e tirar dúvidas.
Os atendentes devem ter capacitação para responder a demandas sobre o uso do produto e para orientar o cidadão sobre os procedimentos a partir dos resultados dos testes.
Os canais devem informar também o telefone do disque saúde, serviço oficial do Ministério da Saúde.
Os autotestes são indicados quando a pessoa apresentar sintomas da covid-19. Nessa situação, o recomendado é realizar o teste entre o 1º e 7° dia de sintoma.
É também recomendado realizar o autoteste quando houve contato com alguém que teve resultado positivo para um exame de diagnóstico.
Como os autotestes podem dar resultados errados (falso positivo ou falso negativo), é importante procurar um exame de diagnóstico para confirmar o resultado positivo.
Como em qualquer medicamento ou procedimento médico, pode haver eventos adversos. A pessoa que teve a reação deve comunicá-la pelo serviço de atendimento ao consumidor do fabricante ou pode fazer a notificação diretamente no site da Anvisa.
Para esses casos, há o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Vigipós). O fabricante do autoteste tem que repassar informações de queixas técnicas e eventos adversos ao sistema.
Por fim, caso a Anvisa determine o recolhimento de um lote ou até mesmo do conjunto do produto, a empresa também deve se responsabilizar pela logística deste tipo de recall.
Fonte: Agência Brasil
De acordo com os dados levantados, volume é 7,2% superior ao captado em 2023
Medida proíbe uso do produto para fins estéticos
Cabe à PGR decidir se apresenta denúncia ao Supremo pelas acusações
Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro
Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual
Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…