Baixo estoque: Hemoraima convoca doadores de plaquetas e hemácias

Voluntário precisa fazer um agendamento prévio; veja como

Baixo estoque: Hemoraima convoca doadores de plaquetas e hemácias
Doação de aférese – Foto: Brenda Lima/Ascom Sesau

Em razão do aumento da demanda neste final de ano, o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) convoca doadores de plaquetas e hemácias. A unidade abrirá as portas para receber os voluntários previamente agendados nos dias 23 e 30 de dezembro.

Conforme a psicóloga do setor de captação do Hemoraima, Maria Madalena Menezes, a unidade enfrenta um momento crítico em relação ao baixo estoque nesse período de festas. “Por isso, estamos fazendo uma convocação de voluntários para fazer a doação de aférese nos finais de semana”, explicou.

No caso das plaquetas, o tempo de coleta é de uma hora ou mais, enquanto o processo de recolhimento de hemácias costuma ter uma duração de 30 a 40 minutos.

“Nós recebemos dos hospitais a solicitação por aférese e a tipagem sanguínea constantemente. A partir do momento que o doador chega e se coloca como voluntário, vamos avaliar o calibre da veia, ver se ele tem condições de fazer naquele momento o procedimento para então começar a doação”, ressaltou a psicóloga.

Como funciona a doação de plaquetas e hemácias?

A coleta de plaquetas por aférese é realizada mediante agendamento na unidade ou por telefone por meio do contato (95) 98404-9593.

O cadastro inicial é realizado presencialmente, sendo necessário um documento com foto. Em seguida, o voluntário precisa passar por alguns exames prévios feitos pela unidade.

O Hemoraima está localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), no bairro Aeroporto.

Confira os critérios e condições básicas para ser um voluntário:

  • Ter doado sangue no Hemoraima nos últimos 24 meses;
  • Estar saudável e bem alimentado, evitando comidas gordurosas nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha ocorrido até 60 anos;
  • Pesar acima de 70 kg;
  • Não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios;
  • Apresentar um documento oficial com foto;
  • Ter bom acesso venoso (avaliado pela equipe);
  • Realizar hemograma no Hemoraima antes da doação. (O doador deve estar com o número de plaquetas superior a 150.000/mm no momento da doação).

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x