Saúde

Boa Vista tem alto índice de transmissão por Covid-19

Boa Vista segue na zona alta de transmissão de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), comum em pacientes infectados pela Covid-19.

As informações são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgadas no dia 29 de julho. A instituição analisou os dados de 18 a 24 de julho.

Com isso, Roraima permanece, pela oitava semana consecutiva, com índice alto de circulação do vírus. Além de Boa Vista, outras sete capitais estão com os mesmos indicadores: Aracaju, Belém, Cuiabá, Natal, Palmas, São Luís, e Vitória.

“Tal situação manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, com tendência de agravamento nas próximas semanas caso não haja nova mobilização por parte das autoridades e população locais”, alerta novamente a Fiocruz.

Conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado ontem, o estado atingiu 120 mil casos e 1.855 mortes desde o início da pandemia.

Queda nos casos

Mesmo com as altas taxas de transmissão comunitária nas duas últimas semanas, os dados indicam sinais de queda para as próximas semanas. Além de Roraima, Alagoas, Piauí, Sergipe e Tocantins também têm tendência de diminuição dos casos.

Embora os números sejam positivos, a Fiocruz recomenda que os estados tenham cautela ao adotar medidas de flexibilização.

Para a instituição, é fundamental que cada município avalie a transmissão comunitária. Assim, é possível identificar se a tendência de longo ou curto prazo está ocorrendo já em nível baixo ou em valores elevados.

Isso é “para evitar retomada de atividades de maneira precoce, podendo gerar manutenção de níveis altos de novas internações e óbitos, além de manter a taxa de ocupação hospitalar em percentuais próximos da saturação”, destaca. 

Vacinação

Com o avanço da vacinação contra Covid-19 para o público de 18 anos em Boa Vista, a expectativa é que os casos continuem em queda.

O Roraima em Tempo mostrou que a Prefeitura de Boa Vista espera 5 mil pessoas por dia com a ampliação da faixa etária. Após esta etapa, o foco é vacinar quem ainda não procurou os pontos de imunização.

Conforme o prefeito de Boa Vista, os percentuais ainda seguem baixo. À reportagem, ele avaliou neste mês que a situação é preocupante.

Segundo dados do vacinômetro da Sesau, Roraima já recebeu 466.564 doses de imunizantes contra a Covid-19. Do quantitativo, os munícipios aplicaram 316.488 doses.

Samantha Rufino

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

13 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

14 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

15 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

16 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

17 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

17 horas ago