Boa Vista registra uma baixa procura pela vacina contra a gripe. Os dados da prefeitura indicam que apenas 21,7% dos grupos prioritários já estão imunizados.
A vacinação está sendo realizada em toda a população devido à baixa procura. Por isso, o prefeito Arthur Henrique (MDB) fala da necessidade de que todos vão a um posto médico para se proteger.
“Temos disponibilizado para toda a população desde o início de julho a vacinação contra a gripe. Contudo, tivemos uma adesão muito pequena”, avalia.
Arthur e a família se vacinaram hoje na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Buritis. Ele disse ainda que é importante a vacina contra a gripe, mesmo que as pessoas já tenham ou não tomado a dose contra a Covid-19.
Em números
Conforme informações da prefeitura, Boa Vista registra 49.473 doses contra a gripe aplicadas. A meta, contudo, é imunizar 90% do público-alvo inicial da campanha, estimado em 204.936 pessoas.
Desde o dia 3 de julho, o Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação para a população em geral.
Estão nos grupos prioritários crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores, e idosos.
“Também deve-se obedecer a um prazo de 15 dias entre a vacina da influenza e contra o coronavírus. Além disso, é importante não ter sintomas de gripe [quando for se imunizar contra a Covid-19]”, destacou Arthur.
Os pontos de vacinação contra a gripe são as 26 unidades básicas que não atendem casos exclusivos de Covid-19. Os horários de atendimento variam de acordo com a disponibilidade de vacinador.
“Gostaria de pedir às pessoas que tiverem sintomas de gripe que se dirijam ao posto de saúde, pois são consideradas suspeitas de Covid-19, já que os sintomas são similares”, finalizou.
De acordo com a prefeitura, a vacinação contra a influenza estará disponível nos postos enquanto o município tiver doses.