A campanha Nacional de vacinação contra Influenza e Sarampo foi prorrogada em Boa Vista até o dia 24 de junho conforme orientação do Ministério da Saúde.
De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, o objetivo é aumentar é aumentar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, de pelo menos 90% para os grupos da Influenza e 95% dos grupos para Sarampo. Boa Vista segue com coberturas ainda baixas para as campanhas.
Ainda de acordo com Romildo Azevedo, coordenador municipal de imunização, a prefeitura está cumprindo cronograma nas escolas.
“Temos intensificado as ações de vacinação, com buscas ativas na capital e área rural, as equipes das unidades básicas de saúde estão cumprindo um cronograma nas escolas para alcançar as crianças. Convidamos as pessoas que fazem parte do público-alvo que busquem as unidades de saúde para se imunizarem e prevenirem as doenças.”
Vale ressaltar que Boa Vista vivenciou entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, forte epidemia de Influenza, o que reforça ainda mais a importância da vacinação nos grupos mais vulneráveis.
Dados
Dessa forma, na capital, foram então aplicadas 16.367 doses contra Influenza, uma cobertura de 16,5% e 4.550 doses contra o Sarampo, cobertura de 10,27%.
O público-alvo na campanha são então crianças de 6 meses a menores de 5 anos. gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Por fim para a vacinação do sarampo, crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Fonte: Da Redação