O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) recebeu na manhã desta quarta-feira (8), voluntários do Instituto Pirilampos e membros do Bloco Canaimé, em campanhas que visam reforçar o estoque de sangue durante o carnaval deste ano.
Conforme a enfermeira do setor de captação de doadores da unidade, Liliana Bezerra, as duas entidades são grandes parceiras da unidade. Além disso, são vitais para incentivar a população a contribuir no salvamento de vidas.
“Recebemos o Pirilampos e o Bloco Canaimé para fazer uma doação de sangue, já nos preparativos para o carnaval. É um período em que precisamos estar com o estoque abastecido. Porque as pessoas viajam e também acontecem muitos acidentes por conta do feriado”, afirmou.
O fundador do Pirilampos, Márcio Ribeiro destacou ser uma rotina da instituição a realização periódica de campanhas de doação de sangue. Esse tipo de iniciativa, segundo ele, incentiva colaboradores, voluntários e seguidores nas redes sociais a contribuírem com os trabalhos do Hemoraima.
“Sabemos da baixa procura de doadores de sangue. Assim começamos essa ação dentro do Instituto, primeiramente com o intuito de motivar os nossos voluntários, funcionários e a sociedade como um todo, a apoiar a campanha”, ressaltou.
De acordo com a doadora de sangue e assistente de voluntariado do Pirilampos, Regina Amorim, de 29 anos, foi graças à entidade que passou a ter maior consciência sobre a importância da doação de sangue.
“É muito gratificante poder fazer parte dessas campanhas, através do Pirilampos. O que me motivou a doar sangue é poder salvar vidas. É um ato muito simples, pois você tira um pouco do seu tempo para contribuir. É bem rápido, a equipe é super gentil, nos acolhe muito bem e não dói”, comentou.
Festa da solidariedade
O tradicional bloco de carnaval de Boa Vista, o Canaimé também iniciou a sua campanha na quarta. Assim como no carnaval de 2020, os interessado em participar da festa terá desconto na aquisição do abadá, por meio de doação de sangue.
“O bloco não é apenas carnavalesco, já que ele também realiza ações sociais em prol da comunidade. Esse é o segundo ano que fazemos essa parceria com o Hemoraima, e a finalidade é incentivar os foliões a doar [sangue] e manter o estoque satisfatório para o período do carnaval”, explicou a presidente do bloco, Rosy Antony.
Após a doação, o folião receberá um comprovante, que servirá para obter o desconto no ato de comprar o abadá.
Quem pode doar?
Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Além de pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.
Do mesmo modo, no ato da doação, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. Para menores de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado dos pais e se for um tutor legal deve ter o consentimento formal dos pais ou do responsável legal.
Dessa forma, caso se encaixe nos critérios, a pessoa passa por um cadastramento e em seguida realiza uma entrevista, para passar por uma triagem. Sem nenhum impedimento, o doador vai para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.
O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao Hospital Geral de Roraima (HGR). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Mais informações estão disponíveis por meio do número (95) 98404-9593.
Fonte: Da Redação