Pouco mais da metade da população roraimense tomou a primeira dose de vacina contra a Covid-19, em quase oito meses de campanha. Dados estão disponíveis no site ‘Vacinômetro’ da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
De acordo com o site, 267.222 pessoas tomaram a primeira dose de vacina em todo o estado. Isso representa 54% da população vacinável, que conforme a Sesau é de 449.839 pessoas.
Com relação à segunda dose, o Vacinômetro aponta que 78.498 pessoas completaram o esquema vacinal, enquanto 9.641 tomaram dose única que é a vacina Janssem. Ou seja, somente 88.139 pessoas em Roraima estão completamente imunizadas.
Vacina em Boa Vista
A capital do Estado, tem 61,74% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19. Enquanto isso, apenas 19,75% está com o esquema vacinal completo. Os dados estão no boletim da Prefeitura de Boa Vista.
‘Virada da Vacina‘
No fim de semana passado, a Prefeitura da capital promoveu o evento “Virada da Vacina” para atrair o grupo jovem. A programação incluiu shows de bandas, apresentações culturais, bem como atividades para as crianças.
As equipe de saúde aplicaram 9.763 doses, sendo 8.026 na Praça do Centro Cívico e 1.737 no Parque Germano Sampaio. O município havia reservado 30 mil doses para a ocasião. O evento acabou atraindo os públicos de todas as idades.
Mais pontos de vacinação
Para incentivar ainda mais à imunização contra o coronavírus, a Prefeitura disponibilizou as 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para aplicação da vacina.
O coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo, afirmou que a população deve procurar uma UBS que não atenda casos de Covid para se vacinar.
Municípios
Dos municípios do interior, o que mais vacinou foi Alto Alegre que tem 86% da população vacinada com a primeira dose, enquanto 41,90% está com a segunda dose aplicada.
Uiramutã é o município com maior porcentagem de pessoas com o esquema vacinal completo sendo que 48% já tomaram a segunda ou dose única.
Em São Luiz, apenas 31% da população vacinável recebeu a primeira dose, enquanto 10% recebeu a segunda ou dose única.
Fonte: Da Redação