Saúde

Cirurgia, remédio, tratamentos: saiba como ingressar com uma ação de saúde na Defensoria Pública

A saúde é um direito fundamental de todos e um dever do Estado, conforme prevê a Constituição Federal. No entanto, muitas vezes esse direito é violado ou negado, seja pela falta de medicamentos, leitos, exames, cirurgias ou tratamentos especializados. Nesses casos, a população pode recorrer à Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR).

A instituição possui uma Defensoria Especializada para Tutela e Defesa dos Direitos à Saúde Pública. A defensora pública e titular da DESP, Inajá Maduro, explica quais são as principais demandas que chegam à instituição e como os cidadãos podem buscar esse serviço.

“A DESP atende todas as demandas de saúde pública da população adulta da capital. Portanto, quando o paciente busca os serviços do SUS, junto ao Estado de Roraima ou do Município de Boa Vista e estes entes são omissos na prestação dos serviços, a Defensoria atua como instrumento de acesso à saúde, por meio do da Justiça. Portanto, a atuação da DESP ocorre tanto para a busca de consultas, exames, medicamentos e procedimentos cirúrgicos dos mais simples ao mais complexos, como também para encaminhamento de pacientes para tratamento fora do domicílio. Em todos esses casos, nós analisamos a situação do assistido, verificamos se ele preenche os requisitos legais para ingressar com uma ação de saúde e, se for o caso, ajuizamos a ação”, disse.

Ação de saúde

Para ingressar com uma ação de saúde, é necessário apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e todos a documentação médica que o paciente possua, como prescrições, prontuários, exames e, principalmente, os laudos e relatórios médicos atualizados, em que conste a necessidade do tratamento e a urgência na obtenção.

A defensora também esclarece que a DPE-RR atende tanto adultos quanto crianças que precisam de ação de saúde. “No caso das crianças e adolescentes, o atendimento ocorre por meio da Defensoria Pública com atuação junto à Vara da Infância e Juventude. Na DESP ocorrem os atendimentos aos pacientes maiores de 18 anos”, informa.

A defensora pública Inajá Maduro ressalta a importância da atuação da DPE-RR na defesa dos direitos à saúde dos cidadãos. “Nós estamos aqui para garantir que os direitos dos assistidos sejam respeitados e que eles possam ter uma vida digna e saudável. A Defensoria Pública atua, tanto na esfera extrajudicial quanto judicial, para que o cidadão consiga êxito em obter o efetivo acesso à saúde, cuja prestação encontre-se omissa por parte do Poder Público”, afirma.

A DPE-RR possui unidades na capital e no interior do estado, onde os cidadãos podem procurar o atendimento da Defensoria. Na capital, a sede da DPE-RR fica na Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro, ou então pelo atendimento virtual pelo WhatsApp 95 2121-0264. No interior, há unidades em Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis e São João da Baliza. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Evento em Boa Vista discute estratégias para melhoria da habitação social no Norte

Oficina inicia nesta segunda-feira (20), na sede administrativa Sesc/Senac. Encontro conta com a presença de…

2 horas ago

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda

Etapa inclui dívidas vencidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022

3 horas ago

Sine: confira as vagas de emprego para Roraima nesta segunda-feira, 20

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira e exclusivas para Pessoas…

4 horas ago

PF faz buscas em casa de suspeito de vender material com cenas de abuso sexual infantojuvenil em Boa Vista

Segundo investigações, homem oferecia material em grupo de mensagens

4 horas ago

IEL-RR oferta vagas para programa de Bolsa de Inovação Tecnológica; inscrições seguem até 24 de maio

Bolsas chegam ao valor de R$ 1 mil. Programa está na sua 13º edição e…

17 horas ago

Roraima tem maior taxa de morte por intervenção policial do Brasil

Dados são do Mapa de Segurança Pública publicado neste ano; índice aumentou 225% entre os…

21 horas ago