Com TFD em atraso, paciente de RR corre risco de despejo em Fortaleza

Cabe à Sesau pagar hospedagem, deslocamento, remédios e alimentação do paciente e do acompanhante pelo TFD

Com TFD em atraso, paciente de RR corre risco de despejo em Fortaleza
Fachada da Secretaria de Saúde (Sesau) de Roraima – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

A família de um paciente em Tratamento Fora de Domicilio (TFD) denunciou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atrasou o pagamento da ajuda de custo. A pasta deve repassar o valor até o quinto dia útil de cada mês, mas até esta quarta-feira (15) não enviou.

A filha do paciente, que faz tratamento no fígado há 5 meses no Ceará, explicou que usa os valores para pagar conta de aluguel, água e demais custos. Por conta disso, eles correm o risco de serem despejados do local, pois desde o dia 25 de novembro não conseguem custear o aluguel.

De acordo com as regras do TFD, cabe à secretaria pagar a hospedagem, o deslocamento entre Boa Vista e Fortaleza, os remédios e a alimentação do paciente e do acompanhante.

“Eles deveriam ter depositado no último dia 5, mas até agora nada. Queremos ao menos uma resposta, agora tem o recesso de fim de ano e nós como vamos ficar? Tem paciente aqui que já saíram do lugar que estavam de aluguel para morar com outros pacientes, porque não tem condições de pagar”, relatou.

A mulher conta ainda que já tentou contato com a própria Sesau para saber explicações, mas nenhum canal de atendimento funciona.

“Se eles pelo menos atendessem, eu poderia saber o que está acontecendo, mas eles não atendem. Já mandei mensagem, mas não visualizam e já mandei e-mail. Nos telefones, a gente liga e ninguém atende, quando atendem desligam na nossa cara”, denunciou.

Sesau

No último mês, o Roraima em Tempo também mostrou que pacientes que fazem tratamento na mesma cidade passavam por dificuldades devido ao atraso no TFD.

Francisca Fernandes Lima Silva, de 43 anos, denunciou à reportagem que o Governo do Estado atrasou, pela 2ª vez, o pagamento do TFD.

À época, a Sesau justificou que houve um “equívoco na informação” sobre a data do pagamento da ajuda de custo da paciente.

“Ocorre que foi pago o valor referente aos meses de setembro e outubro. Quanto ao pagamento referente ao mês de novembro, o laudo apresentado pela paciente recebeu liberação da junta médica do TFD e está seguindo os trâmites administrativos para a execução da ordem bancária”, finalizou a Sesau.

Sobre a paciente que está em Fortaleza, a Sesau disse que a junta médicas do TFD deferiu o pagamento do auxílio dos dois últimos meses. Informou ainda que após a conclusão do trâmite administrativo será encaminhado ao Fundo Estadual de Saúde, para posterior pagamento.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x