Saúde

Letalidade por dengue em crianças menores de cinco anos é maior, revela pesquisa

No Brasil, crianças com menos de cinco anos morrem mais por dengue, seguidas pelas de cinco a nove anos. Já os adolescentes entre 10 e 14 anos apresentam o maior número de casos registrados este ano. Os números constam do levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sediada no Rio de Janeiro.

O Observa Infância avaliou os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde das primeiras 10 semanas epidemiológicas de 2024, até 9 de março. 

De acordo com o coordenador do Observa Infância, Cristiano Boccolini, na pesquisa observaram que, apesar de concentrar o menor número de casos entre as crianças, a faixa etária entre zero e cinco anos foi a que até agora mais concentrou vítimas, das formas mais graves da doença, seguida da faixa entre cinco e nove.

Dessa forma, para ele, é importante que as famílias levem seus filhos para vacinar e que todos continuem tomando as medidas profiláticas possíveis.

“O Ministério da Saúde acerta em vacinar o grupo onde estamos vendo mais casos. Nossa recomendação é que a imunização avance para as crianças mais novas, de cinco a nove anos, que, proporcionalmente, estão morrendo mais”, afirmou Boccolini.

Conforme o estudo, notificaram em todo o país 239.402 casos em crianças até 14 anos, com maior incidência entre adolescentes de 10 a 14 anos. Sendo 24,5% em menores de cinco anos, 33,7% entre cinco e nove anos e 41,8% de 10 a 14 anos.

Mortes por dengue

Quanto às mortes, a situação se inverte: 52 óbitos (16 deles confirmados e 36 em investigação) por dengue em crianças com menos de 14 anos. Deste total, 44,2% das vítimas tinham menos de cinco anos, enquanto a faixa de cinco a nove anos representou 32,7% dos óbitos.

Além disso, a faixa de 10 a 14 anos correspondeu a 23,1% das mortes. O dado mostra uma gradativa diminuição da proporção de óbitos com o aumento da idade.

O levantamento alerta para um aumento de 21,2% no número de óbitos na décima semana epidemiológica em relação à anterior, o que demonstra a necessidade de reforço nas medidas de prevenção à doença, de acordo com a Fiocruz.

O Observa Infância também analisou a letalidade, que mede o número de óbitos em relação ao total de casos, entre as crianças de zero a 14 anos. Ao pesquisar somente os casos confirmados, a letalidade é de 6,7 óbitos para cada 100 mil casos de dengue no país.

A letalidade para a faixa etária inferior a cinco anos é cinco vezes superior em comparação com a faixa de 10 a 14 anos. Além disso, a letalidade confirmada em crianças de cinco a nove anos é três vezes maior do que a observada entre adolescentes de 10 a 14 anos.

Divulgação científica

O Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância) é uma iniciativa de divulgação científica para levar ao conhecimento da sociedade dados e informações sobre a saúde de crianças de até cinco anos.

Portanto, a meta é ampliar o acesso à informação qualificada e facilitar a compreensão sobre dados obtidos junto aos sistemas nacionais de informação.

Fonte: Agência Brasil

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Ministra Sônia Guajajara inaugura primeira etapa da reforma da Casai Yanomami, em Roraima

Obras são ações do Governo Federal para trazer dignidade aos povos originários. Nesta primeira etapa,…

45 minutos ago

Governador demite presidente do Detran-RR

Álvaro Duarte estava no cargo desde 2022. Decreto de exoneração foi publicado no Diário Oficial…

2 horas ago

Greenpeace inclui senador Hiran Gonçalves como político que ajuda a aumentar a crise climática no Brasil

ONG fez uma publicação com uma lista de seis políticos, apontados como supostos responsáveis pelo…

2 horas ago

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Mais de 67 mil vagas são oferecidas neste semestre, segundo o MEC

4 horas ago

Pontes de madeira quebradas dificultam passagem de moradores da vicinal 3, no Cantá

Devido ao problema, que dura há vários meses, a própria população precisou fazer um desvio…

4 horas ago

STF derruba lei estadual que restringe participação de mulheres em concursos da PM em Roraima

Decisão, tomada no dia 10 de maio, foi unânime. Relator da ação, ministro Alexandre de…

6 horas ago