Saúde

“Desumano”, diz mãe grávida após mais de 24h de indução ao parto na maternidade

Isaete Ipiranga procurou a redação para relatar a angústia vivida pela família durante mais de 24h na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. O caso ocorreu entre ontem (9) e hoje (10).

Sua filha deu entrada na unidade sentindo contrações. No entanto a dilatação não era suficiente para o nascimento da criança. Desse modo, a equipe médica passou a realizar o processo de indução ao parto.

A princípio, a mulher teve 3 centímetros de dilatação. Em seguida passou para 4 centímetros e, na noite de sábado chegou a 8. Contudo, depois a dilatação regrediu para 4 centímetros.

“É uma coisa assim, tremenda que não dá para entender. O amor pelo outro está morrendo. É desumano o que fizeram com a minha filha”, disse.

Na manhã deste domingo, conforme relatado por Isaete, uma equipe médica da maternidade avaliou a situação e estourou a bolsa gestacional. A criança nasceu por volta das 10h30.

“Depois da grande confusão, encheu de médico lá e para a honra e glória do senhor, ela teve o bebê e é uma menina muito grande”, relatou.

Maternidade funciona em espaço improvisado

A Maternidade Nossa Senhora de Nazareth funciona de forma improvisada sob uma estrutura alugada pelo governo. Em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assinou o contrato de aluguel por R$ 10 milhões por um ano.

Conforme o documento, o local abrigaria a maternidade e o Hospital Geral de Roraima (HGR). Contudo, em vez do HGR, o governo instalou o Hospital de Retaguarda, fechado em março deste ano.

A Sesau assinou o contrato em agosto, mas apesar disso, transferiu as pacientes da maternidade para o local no dia 05 de junho do ano passado.

Na ocasião, o governador Antonio Denarium (PP) afirmou que a situação duraria apenas cinco meses. Contudo, um ano depois o prédio da maternidade continua em reforma.

Citada

Ao Roraima em Tempo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que a paciente e a criança estão recebendo toda a assistência necessária.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Antes, o dinheiro recebido só podia ser aplicado na poupança

6 minutos ago

SESI-RR promove a 2ª Corrida Nacional em Boa Vista com inscrições até 31 de março

Evento acontece em 1º de maio, com provas de 5 km, 10 km, caminhada e…

1 hora ago

Ação social distribui “jardins de afeto” nas avenidas de Boa Vista

A iniciativa envolveu entrega de flores, mudas de plantas e um convite para o autocuidado

12 horas ago

Segundo indígena Macuxi será ordenado padre em Roraima

Djavan André será o 12° padre diocesano ordenado no estado

12 horas ago

Campeonato Roraimense Giro Agro 2026: Baré e Atlético Roraima se enfrentam neste sábado, 31

Partida terá transmissão ao vivo às 20h, no canal da TV Imperial 6.1, emissora afiliada…

13 horas ago

Governo Federal institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

Instância vai articular políticas públicas, fortalecer a rede de atendimento e dar visibilidade às violações…

16 horas ago