Saúde

“Desumano”, diz mãe grávida após mais de 24h de indução ao parto na maternidade

Isaete Ipiranga procurou a redação para relatar a angústia vivida pela família durante mais de 24h na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. O caso ocorreu entre ontem (9) e hoje (10).

Sua filha deu entrada na unidade sentindo contrações. No entanto a dilatação não era suficiente para o nascimento da criança. Desse modo, a equipe médica passou a realizar o processo de indução ao parto.

A princípio, a mulher teve 3 centímetros de dilatação. Em seguida passou para 4 centímetros e, na noite de sábado chegou a 8. Contudo, depois a dilatação regrediu para 4 centímetros.

“É uma coisa assim, tremenda que não dá para entender. O amor pelo outro está morrendo. É desumano o que fizeram com a minha filha”, disse.

Na manhã deste domingo, conforme relatado por Isaete, uma equipe médica da maternidade avaliou a situação e estourou a bolsa gestacional. A criança nasceu por volta das 10h30.

“Depois da grande confusão, encheu de médico lá e para a honra e glória do senhor, ela teve o bebê e é uma menina muito grande”, relatou.

Maternidade funciona em espaço improvisado

A Maternidade Nossa Senhora de Nazareth funciona de forma improvisada sob uma estrutura alugada pelo governo. Em agosto do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assinou o contrato de aluguel por R$ 10 milhões por um ano.

Conforme o documento, o local abrigaria a maternidade e o Hospital Geral de Roraima (HGR). Contudo, em vez do HGR, o governo instalou o Hospital de Retaguarda, fechado em março deste ano.

A Sesau assinou o contrato em agosto, mas apesar disso, transferiu as pacientes da maternidade para o local no dia 05 de junho do ano passado.

Na ocasião, o governador Antonio Denarium (PP) afirmou que a situação duraria apenas cinco meses. Contudo, um ano depois o prédio da maternidade continua em reforma.

Citada

Ao Roraima em Tempo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) afirmou que a paciente e a criança estão recebendo toda a assistência necessária.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

23 minutos ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

3 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

4 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

4 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

5 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

7 horas ago