UBSs de Boa Vista disponibilizam diagnóstico e tratamento contra hanseníase

Após resultado positivo para doença, pacientes iniciam acompanhamento e recebem medicamentos de forma imediata

UBSs de Boa Vista disponibilizam diagnóstico e tratamento contra hanseníase
Tratamento de hanseníase – Foto: Semuc/PMBV

Manchas avermelhadas na pele, perda de sensibilidade, dor e ferimentos estão entre os principais sintomas de hanseníase. Por esse motivo, caso a pessoa apresente esse sinais, a busca por avaliação médica deve ocorrer de forma imediata. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista disponibilizam o tratamento da doença, com duração de seis a doze meses.

Com o diagnóstico positivo para hanseníase, os medicamentos do tratamento ficam disponíveis nas UBSs. De acordo com a técnica de enfermagem da Coordenação de Tuberculose e Hanseníase, Andria Millena, a família do paciente também recebe acompanhamento, como parte do processo que visa rastrear e interromper o ciclo de transmissão da doença.

“Quando o tratamento inicia, o paciente deixa de transmitir a doença em seguida. É importante lembrar que a transmissão da hanseníase ocorre por via respiratória, ou seja, pela fala, tosse, espirros e geralmente ocorre entre pessoas que moram na mesma residência ou que tenham um contato prolongado”, disse.

Teste Rápido

Para monitorar a hanseníase, o município conta com o teste rápido, disponível em todas as unidades de saúde desde o ano passado, voltado apenas para familiares de pacientes diagnosticados, pois não se trata de demanda espontânea. O resultado do exame sai em até 20 minutos.

Hanseníase em números

Durante o ano passado, 31 notificações de hanseníase foram feitas pelas equipes de Boa Vista. Destes, 24 pacientes seguem em tratamento, duas receberam alta por cura e uma pessoa abandonou o acompanhamento médico na Atenção Primária. Ainda ocorreram duas transferências para fora do município e país.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x