Em Recife, mãe de paciente com cardiopatia congênita denuncia demora em atraso de pagamento de benefício que custeia TFD

Conforme familiar, adolescente de 17 anos precisa realizar cirurgia com urgência e benefício ajuda a pagar tratamento fora do estado

Em Recife, mãe de paciente com cardiopatia congênita denuncia demora em atraso de pagamento de benefício que custeia TFD
Fachada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) – Foto: Divulgação/Governo de Roraima

Elizete Camilo, mãe da paciente Larissa Camila de Almeida, de 17 anos, denunciou a demora no pagamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Elas estão em Recife, capital de Pernambuco, e precisam do benefício para manter a estadia.

A adolescente recebeu o diagnóstico tardio de Cardiopatia Congênita e precisava realizar uma cirurgia com urgência devido a idade. Dessa forma, ela viajou para fora do estado a fim de fazer o procedimento.

Ao chegar no local, foi submetida a uma bateria de exames. Os médicos do hospital identificaram um problema de saúde raro além do já avaliado pelos profissionais em Roraima.

Dessa forma, Elizete enviou um laudo de prorrogação à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para renovar o TFD no dia 22 de julho. Conforme a mulher, a Pasta deferiu o documento somente no dia 1º de agosto.

“As minhas irmãs procuraram se informar. Eles [Sesau] falaram que tinha dado um problema, mas que eu ia receber e que ia cair na conta. Mas desde lá, não caiu essa ajuda”, disse.

Ainda segundo a mãe da jovem, o governo deveria ter depositado o dinheiro nesta segunda-feira (8), mas não ocorreu.

“Quando a minha irmã foi lá, eles disseram que provavelmente quinta-feira [4] não ia cair, mas sexta-feira [5] ou até segunda-feira [10]. Sexta não caiu e nem segunda”, explicou.

Após 24 dias internada, a paciente recebeu alta. Assim, elas precisaram hospedar-se em um hotel, mas necessitam da ajuda de custo para manter-se no local.

“Como estamos em Pernambuco, você sabe como é o verão, não é? Os hotéis aumentam muito o preço. E, por diária, não tem condição. Em seis dias que estamos aqui no hotel deu R$ 965,00”, relatou.

Resposta sobre o TFD do paciente

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Sesau A Secretaria de Saúde de Roraima, informou que a ordem de pagamento do TFD de agosto da paciente, foi encaminhada para o Fundo Estadual de Saúde. Segundo a Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, a previsão de repasse para a conta da referida paciente é para esta sexta-feira, (12).

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x