Elizete Camilo, mãe da paciente Larissa Camila de Almeida, de 17 anos, denunciou a demora no pagamento do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Elas estão em Recife, capital de Pernambuco, e precisam do benefício para manter a estadia.
A adolescente recebeu o diagnóstico tardio de Cardiopatia Congênita e precisava realizar uma cirurgia com urgência devido a idade. Dessa forma, ela viajou para fora do estado a fim de fazer o procedimento.
Ao chegar no local, foi submetida a uma bateria de exames. Os médicos do hospital identificaram um problema de saúde raro além do já avaliado pelos profissionais em Roraima.
Dessa forma, Elizete enviou um laudo de prorrogação à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) para renovar o TFD no dia 22 de julho. Conforme a mulher, a Pasta deferiu o documento somente no dia 1º de agosto.
“As minhas irmãs procuraram se informar. Eles [Sesau] falaram que tinha dado um problema, mas que eu ia receber e que ia cair na conta. Mas desde lá, não caiu essa ajuda”, disse.
Ainda segundo a mãe da jovem, o governo deveria ter depositado o dinheiro nesta segunda-feira (8), mas não ocorreu.
“Quando a minha irmã foi lá, eles disseram que provavelmente quinta-feira [4] não ia cair, mas sexta-feira [5] ou até segunda-feira [10]. Sexta não caiu e nem segunda”, explicou.
Após 24 dias internada, a paciente recebeu alta. Assim, elas precisaram hospedar-se em um hotel, mas necessitam da ajuda de custo para manter-se no local.
“Como estamos em Pernambuco, você sabe como é o verão, não é? Os hotéis aumentam muito o preço. E, por diária, não tem condição. Em seis dias que estamos aqui no hotel deu R$ 965,00”, relatou.
Resposta sobre o TFD do paciente
O Roraima em Tempo entrou em contato com a Sesau A Secretaria de Saúde de Roraima, informou que a ordem de pagamento do TFD de agosto da paciente, foi encaminhada para o Fundo Estadual de Saúde. Segundo a Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle, a previsão de repasse para a conta da referida paciente é para esta sexta-feira, (12).
Fonte: Da Redação