A mãe de uma paciente que está em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em São Paulo, denunciou à reportagem o atraso no pagamento do recurso. Ela relatou o caso nesta quinta-feira (10).
Conforme Carla Conceição Alves, a sua filha Camilly Conceição Costa está em Itu, interior de São Paulo, desde 2019 para fazer um transplante de rins. Ela diz ainda que o pagamento está em atraso há um mês e que não é a primeira vez que acontece.
“Como o estado não tem [o tratamento de saúde], aí mandaram a gente para cá. Só que o estado tem que estar mandando a ajuda de custo para a gente se manter”, explicou.
De acordo com a Carla, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) exigem um laudo todo mês para fazer o depósito do TFD. Entretanto, mesmo após enviar os laudos de janeiro e fevereiro, a paciente ainda não recebeu o benefício.
A mulher relatou que houve vezes em que a Sesau atrasou o pagamento do recurso em até três meses.
“A gente fica preocupado porque já é 10 de fevereiro, né? Teve vezes também que já passou de dois, três meses sem pagar a gente. Aí quando começa assim, a gente já fica ligando, para ver se sai logo”, contou.
Outras denúncias de atraso do TFD
Dia 3 de fevereiro, a filha da paciente Francisca Fernandes Lima Silva, de 43 anos também denunciou o atraso no pagamento do TFD.
A mulher faz tratamento de hemodiálise no Ceará e denunciou a mesma situação em dezembro do ano passado.
Em novembro de 2021, a família de um paciente relatou a mesma situação.
Aldeir Silva de Oliveira, 62 anos, tem o fígado transplantado e está em outro estado para o tratamento.
Sua filha, Nucy de Oliveira contou que também havia outra pessoas há mais de três meses sem receber o recurso na época.
Citada
O Roraima em Tempo entrou em contato com a Sesau. Por meio de nota, disse que o pagamento do TFD da paciente Camilly, foi encaminhado para o Fundo Estadual de Saúde e que está aguardando somente a regularização da documentação para efetuar o pagamento.
Fonte: Da Redação