Saúde

Empresa investigada por desvio de medicamentos no Dsei-Y mudou de nome após investigação por desvio de verba da Covid na Sesau

A Polícia Federal (PF) investiga a empresa Balme Empreendimentos por suspeita de desvio de verbas de medicamentos no Dsei Yanomami. Nessa quarta-feira (30), agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão no órgão.

O que poucos sabem é que a mesma empresa já foi investigada pela CPI da Saúde por desvio de verbas, mas na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

À época a firma tinha o nome de Quantum Empreendimentos. Roger Pimentel é um dos sócios-administradores. Ele chegou a prestar depoimento nas oitivas da CPI.

Na Sesau, o ex-deputado Jean Frank era quem operava com assuntos relacionados às licitações. Ele e Roger Pimentel são cunhados.

Conforme o relatório da CPI da Saúde, a antiga Quantum fornecia insumos para a Saúde na pandemia de Covid-19. Dessa forma, a suspeita é que a empresa tenha participado de um desvio de cerca de R$ 20 milhões em um esquema liderado por políticos ligados ao Governo do Estado.

Ao entregar o relatório final, a CPI pediu o indiciamento da empresa Quantum, bem como dos políticos investigados.

No Dsei Yanomami a empresa fornece medicamentos. Contudo, estes não estavam chegando aos indígenas. O que causou uma epidemia de pneumonia, malária e verminose em centenas de crianças.

Após diversas denúncias na imprensa local e nacional, a Polícia Federal passou a investigar o caso. Assim realizou a Operação Yoasi ontem para cumprir mandados de busca e apreensão.

Ligações políticas no Dsei Yanomami

Atualmente, o ex-vereador Ramsés Almeida dirige o Dsei Yanomami. Ele é indicação de Mecias de Jesus e de Jhonatan de Jesus, ambos do Republicanos.

No entanto, Ramsés também tem forte ligação política com o governador Antonio Denarium (PP). Nesse sentido, apoiou o atual chefe do Executivo nas duas eleições. Tanto em 2018 como em 2022.

Citados

A reportagem procurou o empresário Roger Pimentel para falar em nome da Balme. Contudo, ele não respondeu às mensagens.

Do mesmo modo, Ramsés Almeida, diretor do Dsei Yanomami também não quis se pronunciar sobre a operação da PF.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

IFRR oferta 50 vagas para curso de salgadeiro para mulheres em Bonfim

Inscrições ocorrem na sede do campus do município, nos dias 5 e 6 de novembro

55 minutos ago

Impeachment do governador: deputados estabelecem prazo para que Denarium apresente defesa contra denúncias de improbidade

Governador tem agora, seis sessões ordinárias para apresentar sua defesa. Denúncias contra Denarium foram protocoladas…

1 hora ago

MPRR denuncia autônomo por tentar estuprar menino de 9 anos em Mucajaí

Crime aconteceu em setembro após o homem realizar visita política e apresentar um candidato a…

2 horas ago

Projeto Crescer oferta oportunidades de crescimento profissional a jovens em Boa Vista

Participantes têm acesso a oficinas que estimulam o empreendedorismo

4 horas ago

Pé-de-Meia: mais de 6 mil estudantes de Roraima ainda precisam de autorização dos responsáveis para liberar contas e receber benefício

De acordo com a Secretaria de Educação Estadual, no mês de outubro, o valor pago…

4 horas ago

Secretarias municipais de Boa Vista recebem ‘Feirinha do Servidor’ com mais de 50 expositores

Evento oferece uma ampla variedade de segmentos, incluindo gastronomia, vestuário adulto e infantil, marketing, artesanato,…

5 horas ago