A empresa Haiplan Construções Comércio e Serviços LTDA, enviou um ofício, nesta quarta-feira, 19, à secretária de Saúde de Estado do Governo, Adilma Rosa Castro, alertando sobre a dívida milionária da Sesau, no valor de R$ 13 milhões à prestadora, pelos serviços de limpeza e conservação do Hospital Geral de Roraima (HGR) e de diversas unidades de saúde do interior e de Boa Vista.
No documento que a reportagem teve acesso, a empresa expressa que, apesar da Sesau ter feito o pagamento de reconhecimento de dívida de R$ 8 milhões, contudo, ainda continuam abertas as faturas de 2023 e 2024 que somam os R$ 13 milhões.
Conforme a representação jurídica, a empresa afirmou que não “há condições financeiras de fornecer insumos equipamentos e produtos domissanitários de todas as unidades, além de não terem como realizar o pagamento dos colaboradores nesse mês”, alertou.
Ainda conforme o documento, a empresa Haiplan, informou que solicitou à Sesau uma resposta em 24 horas para sinalizar uma previsão clara e incontentável de todos os valores em atraso.
A prestadora afirma que vem tentando evitar um colapso, por considerar a possibilidade de paralisação dos serviços. Destacando, portanto, que não há condições de efetuar o pagamento de seus colaboradores. “Estamos lutando para não entrar em um verdadeiro colapso iminente. Inclusive, não havendo sequer, condições de arcar com pagamento de seus colaboradores, que não tem responsabilidade face a inadimplemento por parte desta secretaria de saúde. Podendo gerar, inclusive, uma paralisação em massa das atividades desempenhadas”, afirmou.
Paralisação
Em maio de 2024, os funcionários terceirizados do Hospital Geral de Roraima (HGR) realizaram uma manifestação em frente à unidade para cobrar o pagamento de salários atrasados. À época, os trabalhadores alegaram que estavam há quatro meses sem receber os pagamentos. Por conta da situação, muitos não conseguiram pagar o aluguel e outras contas.
Citada
Procurada pela reportagem do Roraima em Tempo, a Sesau disse que reconhece a dívida contraída em anos anteriores. Contudo, informa que, para o devido pagamento, há necessidade de aporte orçamentário específico, além do orçamento em curso. A Pasta também afirmou que está diálogo com a empresa para o devido saneamento da dívida.
Ainda conforme a Sesau, “em 2025, efetuou pagamento de mais de R$ 44 milhões para a empresa, valor referente a dívidas de anos anteriores e do corrente ano. E, acerca da prestação do serviço em 2025, os pagamentos estão sendo efetuados no prazo estabelecido em cláusula contratual”.
Confira o documento na íntegra:
Fonte: Da Redação

