Saúde

Família cobra da Sesau cirurgia urgente de paciente com tumor de 15cm no abdômen

A família da paciente Rozilene da Silva, de 54 anos, reclamou da demora para realização de uma cirurgia na mulher, que possui um tumor de 15 centímetros no abdômen. A mulher recebeu o diagnóstico há três meses e, desde então, sofre com fortes dores.

Conforme a filha da mulher, Nelcilene Santos, um médico que fez os exames iniciais afirmou que o caso da paciente é grave e precisaria de uma cirurgia. Rozilene fez novos exames e, em seguida, deu entrada no Hospital Geral de Roraima, onde recebeu encaminhamento para a Unidade de Oncologia do Estado (Unacon-RR).

Nelcilene conta que a mãe chegou a ficar internada por alguns dias, e mesmo com a situação delicada, a paciente recebeu alta.

“O oncologista fez a avaliação e solicitou os exames de risco cirúrgico. Só que no parecer que ele fez, ele já encaminhava ela diretamente para o Unacon. Eu me assustei pela gravidade do problema dela, porque um tumor de 15 centímetros, com dores constantes, fazendo uso de morfina, e eles querendo dar alta para ela? Alegando que não era urgência? Eu não aceitei, falei que não concordava. No dia seguinte, a gente foi informado de que ela seria transferida para o Lotty Íris. Eu fiquei sem entender”, disse.

Dificuldades enfrentadas pela paciente

Rozilene mora no município de Mucajaí. A filha conta como está a situação da mãe e as dificuldades que sofre atualmente. “Como família, gostaríamos que ela pudesse ficar internada no hospital, porque ela mora no interior. É muito difícil fazer esse deslocamento para capital. Ela tinha um eletrocardiograma marcado para o dia 22 de dezembro. Nós não pudemos fazer porque ela estava em crise de dores, não tinha como trazer ela pra Boa Vista”, relatou.

A paciente já fez os exames exigidos para a cirurgia. Conforme a filha da paciente, a consulta para apresentação dos documentos está marcada para o dia 16 de janeiro. Depois disso, a paciente deve entrar para uma fila de espera.

Nelcilene se queixa sobre a forma como o caso vem sendo tratado, mesmo em situação de urgência. “Na minha opinião, de quem está cuidando dela, a situação é mais que urgente, porque a gente fez a tomografia há mais ou menos uns 20 dias atrás e o tumor estava com 15 centímetros, mas agora ele está muito maior. Vou trabalhar todos os dias e não sei se quando eu chegar em casa eu vou encontrar a minha mãe, porque o estado dela realmente é muito grave”, finalizou.

Citada

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que a paciente está recebendo companhamento, e que ela encontra-se realizando exames pré-operatórios para dar entrada na solicitação de procedimento eletivo oncológico.

Além disso, a pasta disse que o especialista da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima que realizou a primeira avaliação clínica da paciente a classificou como caso não urgente, sem critério clínico para internação.

Fonte: Rádio 93 FM

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Polícia apreende combustível que seria usado na compra de votos em Mucajaí

Polícia apreendeu aproximadamente 420 litros de combustível após denúncia de crime eleitoral no local

3 horas ago

Deputado orienta candidato a vereador a mentir para eleitores durante live no Instagram; veja vídeo

Rárison Barbosa (PMB) aparece em vídeo apoiando o candidato Deivyd Carneiro, preso na quinta-feira (3),…

5 horas ago

SUS oferece novo medicamento para pacientes com anemia

Anemia afeta a saúde de crianças e mulheres em fase pré-menopausa e atinge principalmente pessoas…

7 horas ago

Família de jovem assassinado denuncia dificuldades para liberação do corpo em IML de Roraima

Família aguarda desde o dia 1 de outubro para sepultar Jeferson Alves, morto na região…

9 horas ago

Dupla é presa com R$ 66,2 mil e materiais de campanha da vereadora Juliana Garcia, em Boa Vista

De acordo com as investigações, suspeita é que dinheiro seria usado na compra de votos.…

9 horas ago

Entidade antecipa proibição de cartão de crédito para pagamento de apostas online

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, estimou a participação dos cartões em 10%…

12 horas ago