Em alusão à campanha “Agosto Dourado”, que marca o mês do aleitamento materno no Brasil, a Prefeitura de Boa Vista deu início nesta semana a uma programação especial, que contempla diferentes públicos. Nesta quarta-feira (2), beneficiárias do programa Família que Acolhe (FQA) participaram de uma palestra sobre o tema. O evento abordou sobre a introdução alimentar em meio à amamentação.
As palestras fazem parte dos encontros da Universidade do Bebê (UBB), uma das principais iniciativas do FQA.
De acordo com a coordenadora Renata Farias, a ideia é sensibilizá-las sobre a importância do leite materno para a saúde da criança. Além disso, o debate ofereceu orientações sobre de que maneira e quais alimentos podem aparecer aos poucos na alimentação do bebê.
“Destacamos a importância da amamentação aliada à introdução alimentar, no caso de bebês acima dos seis meses de idade. Pois mesmo sendo iniciado o consumo de alguns alimentos, ainda é essencial que a mãe amamente a criança até quando ela puder. Até porque, além de ser muito saudável e conter todos os nutrientes que o bebê precisa, fortalece os vínculos afetivos com a criança”, disse.
Conforme Francielly Oliveira, mãe do pequeno Thales Henrique, de 8 meses, mais que uma questão de saúde, a amamentação é um momento de conexão com o filho.
“Pretendo continuar amamentando até que ele chegue aos dois anos de idade, mais ou menos. Principalmente pela questão da imunidade, né? Contribui muito para o desenvolvimento dele. Além do nosso vínculo afetivo que se fortalece. É uma troca bem especial”, disse.
Na terça-feira (1º), profissionais de saúde e da área social participaram de uma mesa redonda sobre aleitamento materno. Na sede do programa, beneficiárias assistiram a palestras, programação que se estendeu até esta quarta-feira (2).
Agosto da Primeira Infância
Em julho deste ano, o presidente Lula instituiu agosto como o mês da primeira infância. Por conta disso, a Prefeitura de Boa Vista, por meio do Família que Acolhe, promoverá durante todo este mês, diversas atividades voltadas ao tema.
A programação do aleitamento se encerra na sexta-feira (4), a partir das 8h, no Parque do Rio Branco, com o chamado “Mamaço por Amor”, evento que reunirá cerca de 80 mães.
Já na próxima semana, que antecede o Dia dos Pais, o FQA promove atividades alusivas à campanha Paternidade Boa. O mês será encerrado com uma programação referente a Semana da Gestante, visto que dia 15 deste mês é comemorado o “Dia Mundial da Gestante”.
Fonte: Da Redação