Saúde

Famílias de crianças com autismo e síndromes raras voltam a denunciar suspensão de atendimentos por falta de pagamento da Unimed a funcionários e clínicas em RR

Famílias de crianças com autismo e síndromes raras voltaram a denunciar nesta terça-feira (11) a suspensão de atendimento da Unimed Fama por falta de pagamento a clínicas vinculadas ao plano de saúde da unidade.

Conforme a advogada Yonara Varela, a situação já se tornou frequente, sendo que o problema iniciou em 2022. Ela relata que além de não pagar as clínicas parceiras, a Unimed também fechou o Núcleo de Reabilitação e demitiu diversos funcionários, prejudicando ainda mais o atendimento.

“No dia 20 de maio, fecharam o Núcleo de Reabilitação, do dia para noite. Funcionários demitidos, nenhuma explicação aos usuários. Em torno de cem pessoas demitidas, incluindo núcleo, administrativo e até mesmo o hospital. Atualmente, vemos ausências de terapias para as crianças com deficiência. Não só para eles, mas todos os usuários do plano de saúde, que estão completamente abandonados”, disse.

Ainda de acordo com a advogada, há pacientes que precisam de acompanhamento contínuo. No entanto, a Unimed Fama não está mais realizando nem hemograma, porque não há clínica, laboratório e especialista credenciado para o serviço.

“Ninguém quer lutar por nada, cansamos de falar e não sermos ouvidos, cansamos de lutar sozinhos contra um plano de saúde. O Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil (Cidi), local de atendimento das crianças autistas e síndromes raras, não dura dois meses, está uma precariedade. O que Roraima inteira precisa saber é que a Unimed não tem mais condições financeiras e nem operacionais para continuar aqui”, pontuou.

Citado

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Unimed Fama para esclarecimentos, mas não recebeu retorno até a última atualização desta matéria.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

2 horas ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

3 horas ago

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Print de uma mensagem enviada a servidores do local na manhã deste sábado, 28, diz…

3 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

6 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

6 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

8 horas ago