Filha de paciente acamado em casa denuncia falta de dieta enteral em RR

Alimentação deveria ser fornecida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau)

Filha de paciente acamado em casa denuncia falta de dieta enteral em RR
Fachada da Sesau – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

Uma mulher, que pediu para não ser identificada, denunciou à 93 FM que o pai, de 54 anos, está sem a dieta enteral. A alimentação líquida é administrada por sonda e deveria ser fornecida pelo governo.

O homem sofreu uma queda e precisa ficar acamado em casa. Desde então, ele não consegue andar, nem falar e, ainda, faz uso de fralda.

Conforme a filha, por mês, são necessários 45 litros de alimentação para o pai dela. No entanto, há dois meses, o governo tem entregado apenas 15 litros. Que é apenas um terço do necessário.

“Essa dieta enteral é muito cara, meu pai usa 45 litros por mês. Isso dá mais de R$ 1,7 mil ao mês somente de dieta e também está faltando fraldas”, disse a mulher.

Em busca de respostas, ela foi informada o fornecimento normalizaria na semana passada. No entanto, nessa segunda-feira (02) retornou à Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica (CGAF), mas não recebeu nada.

Procurado, o governo afirmou que um novo processo licitatório para aquisição do componente da dieta enteral foi finalizado e o fornecimento de alimentação enteral deve ser normalizado na próxima semana.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x